Simone e Simaria confirmaram o fim definitivo da dupla nesta quinta-feira (18) depois de três meses de polêmicas em cima do palco, acusações públicas, boatos de romance proibido e até rumores de briga com ameaça de polícia.
+ Saiba como será o futuro de Simone e Simaria daqui para frente
Se você chegou aqui agora e ainda está perdido sobre os (muitos) capítulos que culminaram na separação das coleguinhas, o Purepeople traz o dossiê mais completo sobre a crise que assolou a dupla Simone e Simaria. Acompanhe!
A primeira polêmica pública de Simone e Simaria aconteceu em maio deste ano, mas meses antes, os fãs mais fieis da dupla já notavam um afastamento entre as irmãs.
Um forte indício aconteceu em fevereiro, quando Simaria deixou de comparecer à festa de 1 ano da sobrinha, Zaya, filha de Simone. A cantora estava fora do Brasil para cumprir compromissos profissionais e calhou de a celebração da pequena coincidir com o período. Na época, ela chegou a pisar no tapete vermelho da premiação Lo Nuestro, em Miami.
Dois meses depois, Simone respondeu à pergunta de um fã, que questionou a ausência entre as irmãs. "Simaria tem a vida dela e eu a minha! Nos falamos quase todos os dias. Amo minha princesona", escreveu.
Em abril, Simone e Simaria lançaram o projeto "Bar das Coleguinhas 2", engavetado por dois anos por conta da pandemia. Para divulgar o trabalho, a dupla deu uma entrevista para o "PodDelas", mas o que mais chamou a atenção foi o comportamento da irmã mais velha.
Simaria passou boa parte do bate-papo se enaltecendo e dando a si mesma o mérito por todo o sucesso da dupla. Em alguns momentos da entrevista, é possível ver Simone visivelmente incomodada.
"É preciso haver respeito como presidente ou líder da empresa, não sei qual que é, porque afinal, eu que tomo as decisões, praticamente, do que vai ser feito. Essa responsabilidade não é uma responsabilidade fácil de se carregar. Eu mandei um áudio pra ela e disse: 'Se eu pudesse transferir o meu dom pra você, eu te dava'. Não pensa que é fácil carregar isso aqui, mas Deus me escolheu. Eu brigava comigo mesma: 'Por que eu tenho que fazer tudo?'. Eu ligava pra minha mãe: 'Mãe, eu estou fazendo tudo sozinha'. 'Você não sabe que você é o pilar dessa família?'. Só que aí vai mudando, as pessoas vão evoluindo, vão crescendo, e eu ficava brigando comigo mesma. E eu cheguei num nível de entendimento: 'Mulher, não reclama não, agradece, olha como tu é abençoada'", relatou Simaria, na ocasião.
Em maio, Simone e Simaria gravaram uma participação no "Programa do Ratinho", mas as filmagens precisaram ser interrompidas por conta de um desentendimento entre elas.
Tudo começou quando a dupla começou a entoar o hit "Amiga". Já no começo da faixa, Simaria interrompe e anuncia que está afônica. "Aconteceu uma coisa muito doida aqui agora e eu preciso compartilhar aqui com vocês. Vou procurar a melhor forma. Eu tô rouca, trabalhando muito. Eu cuido da parte administrativa inteira da banda. Fora isso, eu tenho dois filhos", desabafou.
Em seguida, Simone interrompe a irmã: "É o seguinte: pra desafinar, é melhor não fazer. Eu tô poupando a sua voz, é um cuidado". Simaria ainda tentou apaziguar a situação: "Gente, por trás de uma dupla tão incrível de duas irmãs que se amam, tem diferenças. Isso é legal que vocês vejam porque as pessoas acham que são só flores e não funciona assim. Eu sou uma pessoa de um jeito, minha irmã é de outro, mas a gente se ama. Se cuida tanto".
Dias depois, Simone e Simaria realizaram uma coletiva de imprensa para lançar o "Bar das Coleguinhas 2" e a briga no "Programa do Ratinho" veio à tona. Elas voltaram a minimizar a ocorrência e garantiram que se tratava, apenas, de uma briga normal entre irmãs.
Na ocasião, elas admitiram que já tinham tido conversas sobre o fim da parceria. "Eu falo todos os dias com ela, a gente conversa muito e a gente diz que se um dia for terminar essa história, vai ser com elegância, com classe, com amor, com legado, pra que todas as pessoas que vejam a gente se inspirem no amor de duas irmãs", disse Simaria.
A partir do dia 10 de junho, as coisas parecem ter desandado de vez. Simaria se atrasou para um show no São João de Caruaru e subiu ao palco com mais de 1h30 de apresentação, quando o espetáculo já se caminhava para o final. "Esse meu atraso hoje tem uma explicação. Só Deus sabe o que eu venho passando internamente por trás dessa artista bem aqui. É muita luta, é muita dor", explicou a irmã mais velha.
O show precisava ser encerrado, mas Simaria se recusava a dar fim à apresentação, o que gerou um nítido desconforto entre ela e Simone. Ela pediu: "Mais uma, Simone. Aguenta aí! Pelo menos mais três". Além de não responder a irmã, Simone continuou se despedindo dos fãs.
No dia seguinte, a situação se repetiu, dessa vez, no Sergipe. Simone deu início ao show sozinha e Simaria só chegou com mais de 10 minutos de apresentação. A justificativa desta vez foi o trânsito da cidade.
Enquanto o público repercutia o climão no show de São João de Caruaru, Kaká Diniz, marido de Simone, publicou uma frase um tanto quanto sugestiva nas redes sociais. "O palco mostra o talento, mas é nos bastidores que seu caráter é revelado", escreveu o empresário.
Dias depois, ele marcou presença na festa de 40 anos de Simaria e negou que aquilo havia sido uma indireta. "Não tem polêmica. Tenho 10 anos de casado e nunca soltei indireta em rede social. Hoje que vou soltar? As pessoas distorcem mesmo, pegam aquele contexto", disse Kaká, em entrevista à revista Quem.
A gota d'água parece ter sido a entrevista que Simaria deu ao jornalista Leo Dias, do Metrópoles. Na conversa, a cantora expôs comportamentos da irmã que a incomodava.
"Tudo que eu vou fazer eu sou recriminada pela Simone. [Nesse momento, Simaria dá várias beliscões no jornalista]. Você tem noção do que é passar 20 anos da sua vida sendo mandada calar a boca e não ser você mesma? Você é você mesmo, Leo Dias? Ou você é um personagem?", indaga Simaria. "Eu sou eu mesmo, mas, às vezes, eu engulo seco", responde Leo Dias. "Você quer que eu engula mais? Eu não tenho vergonha de falar a verdade aqui não, meu irmão", dispara a cantora.
Um dia depois de a entrevista com Simaria ir ao ar e se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, a cantora anunciou que se afastaria dos palcos. "Meus amores, cantar é tudo que mais amo, mas neste momento preciso me afastar dos palcos para cuidar da minha saúde", justificou.
As apresentações foram assumidas apenas por Simone. No primeiro show, que aconteceu no mesmo dia do anúncio, a cantora assumiu a culpa pelo que chamou de "excesso de cuidado". "Confesso para vocês que para mim é muito ruim estar aqui sem ela. Por mais que talvez eu tenha exagerado no cuidado porque irmão cuida, irmão ama, irmão protege", disse a artista, emocionada.
Quando o clima parecia se encaminhar para ficar mais ameno, Simone e Simaria deram mais dois fortes indícios de que o fim da dupla estava próximo.
Simaria fez a limpa no Instagram e deixou de seguir a irmã, o perfil oficial da dupla e muitos outros famosos. Com a repercussão, ela deu unfollow em todos os usuários e, atualmente, não segue ninguém na rede social.
Já Simone alterou o user no Instagram. Desde que entrou para a rede social, ela utilizava o perfil @SimoneSeS, que seria uma abreviação para "Simone - Simone e Simaria". A partir deste dia, ela passou a se chamar @SimoneMendes na plataforma.
Sem nenhuma perspectiva de retorno de Simaria aos palcos, os shows da dupla para agosto e setembro começaram a ser cancelados. Em Araçatuba, por exemplo, elas foram substituídas por Leonardo. Já o espetáculo na 48ª Exposul, no dia 13 de agosto, foi desmarcado.
Nesse período, Simone confirmou o afastamento dos palcos. "Eu cumpri toda a agenda de junho e julho. Peguei uma folga pra descansar o juízo e aproveitar as férias do meu filho", justificou.
Como se os ânimos já não estivessem suficientemente aflorados, dois novos boatos familiares ajudaram a reforçar a crise. Segundo o jornalista Thiago Sodré, um dos motivos das intrigas seria o fato de Simaria estar apaixonada pelo cunhado, Kaká Diniz.
Sem citar diretamente o rumor, o empresário se pronunciou: "São mentiras. A verdade pode ser provada, mas a mentira jamais. As pessoas estão em busca de reconhecimento a todo custo, mesmo que seja tentando destruir a imagem de alguém pra isso, mas tudo não passa de uma tentativa frustrada".
Além disso, Simaria teria proibido os familiares de entrarem em sua mansão, em São Paulo. Segundo o colunista Leo Dias, nem mesmo a mãe da dupla, dona Mara, teria autorização para colocar os pés no imóvel.
Simone e Simaria confirmaram o fim da dupla em comunicado oficial. Na nota, a equipe não entrou em detalhes sobre os motivos e sobre a relação das irmãs. "Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo", diz a carta.
Segundo o colunista Fefito, do UOL, Simaria deve migrar para uma roupagem pop e dar início à carreira solo no final do ano. Sobre Simone, ainda não existem informações oficiais, mas os fãs ainda não têm certeza se ela seguirá no sertanejo ou se dará início a uma trajetória no gospel.