Na última semana da novela "Pantanal", a saúde de José Leôncio (Marcos Palmeira) vem demonstrando estar cada vez pior. E é por causa disso que o fazendeiro vai ter uma briga com o filho Jove (Jesuíta Barbosa). Prestes a ter um reencontro com o pai e assumir o posto de Velho do Rio, José Leôncio discute com o caçula ao insistir em sair em comitiva.
A novela das nove exibe o último capítulo nesta sexta-feira (7) e dará lugar a "Travessia" a partir de segunda-feira (aqui você confere as emoções da primeira semana). Ao anunciar sua decisão, o companheiro de Filó (Dira Paes), para quem deixará uma "herança maldita", incomodará não só Jove como Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
"Eu quero saber se nós vamos tá sozinho nessa jornada, Tadeu, ou se vamos tá bem servido de peão?", pergunta o "rei do gado". "Sempre que um Leôncio sai atrás de gado por essa terra, ele nunca tá sozinho", retruca o futuro marido de Irma (Camila Morgado), com quem se casará em cerimônia tripla.
+ saiba a mudança no final de Guta e Marcelo no fim da novela 'Pantanal'
E nesse momento, José Leôncio questiona o filho mais novo: "E ocê, Joventino... O que me diz?". Porém, acaba surpreendido pelo marido de Juma (Alanis Guillen). "O senhor pode contar comigo... Se o senhor contar para a Filó que não fez os seus exames", dispara o filho de Madeleine (Karine Teles).
José Leôncio, então, coloca Jove contra a parede. "Quem ocê pensa que é pra botar ameaça pra cima de mim?", pergunta o fazendeiro. "Eu sou o seu filho... E não estou botando ameaça, estou impondo as minhas condições", aponta o rapaz, deixando o pai furioso.
"Em comitiva minha ninguém impõe coisa nenhuma... Muito menos pra mim! (...) Se ocês quiserem dexar ela mais nervosa do que ela já tá, ocês fiquem à vontade. Ela sabendo ou não sabendo... Eu vou levar esse gado do mesmo jeito! Ocês estando junto comigo ou eu indo sozinho", decreta José Leôncio.