Filho de Shaolin, Lucas Henrique Veloso lamentou a morte do pai durante entrevista ao "Encontro com Fátima Bernardes" desta quinta-feira (14). O humorista foi vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 44 anos, nesta madrugada na Paraíba. Em 18 de janeiro de 2011, o comediante sofreu um grave acidente de carro e permanecia, em coma, desde então.
"Foi surpresa para gente porque ele estava muito bem. Mas descobrimos uma infecção que veio do pulmão. E quando o mau pai foi para a UTI a infecção se generalizou", iniciou Lucas, lembrando que mesmo em coma Shaolin acompanhava sua carreira. "Ele participa da direção do meu show. Eu trabalho na casa de shows que ele trabalhou e na Globo, fazendo ele sorrir mais", disse. Essa é mais uma perda para o meio artístico brasileiro só neste ano: na semana passada, Antonio Pompêo foi encontrado morto aos 62 anos em sua casa. E em março passado, o humorismo perdeu Jorge Loredo, o Zé Bonitinho.
Questionado como estava o humorista, o herdeiro do imitador de nomes como Leonardo, Chico Anysio e Joelma - que adiou seu primeiro show após a saída da Banda Calypso - foi enfático. "Ele estava muito sereno, fui visitar à noite e cheguei a falar com ele. O meu pai é um guerreiro, não pode deixar a vida dele por quaquer preço. Contei que estava com saudades dele em casa. E ele se mostrou tranquilo e abriu os olhos para minha irmã, mas não deu, né?", lamentou. "O que eu sinto agora, depois de quase 20 anos com o paizao que ele foi, eu sinto mau humor, a lição que me ensinou é que a gente não pode deixar de fazer graça", acrescentou.
Famosos lamentam morte: 'Dia triste'
A TV Record emitiu nota de pesar. "A Rede Record recebeu com pesar a notícia do falecimento do humorista Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin. O artista chegou na Record em 2001 para comandar o sitcom 'Balacobaco'. Talentoso na arte de imitar, fez sucesso com paródias da cantora Joelma e do sertanejo Leonardo. Ele participou de programas como 'Show do Tom' (2004 a 2011), 'O Melhor do Brasil' (2008 a 2011) e seu último trabalho na TV foi no 'Tudo É Possível' (2011), sob o comando de Ana Hickmann. Shaolin nasceu em Coremas, no interior da Paraíba, em 8 de maio de 1971. Sua carreira foi totalmente dedicada ao humor, inteligente e cheio de crítica social. Lamentamos e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Shaolin'.
A morte de Shaolin rendeu homenagens de vários famosos nas redes sociais. Amiga e apresentadora do humorista, Ana Hickmann escreveu: "Hoje o dia começa muito triste. Nosso querido Shaolin partiu. Você vai fazer muita falta aqui nessa terra, meu amigo. Brilhe muito ao lado do Senhor, para que esta luz conforte tua esposa e teus filhos que sempre estiveram ao seu lado". Com contrato renovado com a Record até o fim do ano, Gugu Liberato também lamentou. "Descanse em paz, querido Shaolin", disse.
(Por Guilherme Guidorizzi)