Girl power em alta! Em tempos em que o feminismo é pauta e as atrizes estão mais engajadas em ocupar um papel social durante as premiações, como aconteceu no Globo de Ouro 2018, a australiana Cate Blanchett será a presidente do júri do Festival de Cannes 2018 após 4 anos de ausência feminina nesse posto. Ela, que é símbolo de resistência, atuação política e inclusive tem uma filha adotiva, se destacou ao criar em conjunto com as atrizes Natalie Portman e Meryl Streep a fundação Time's Up, que reúne recursos para ajudar homens e mulheres que sofreram assédio sexual. Sobre a indicação, a veterana no cinema comemora: "Estive em Cannes de muitas formas ao longo dos anos. Como atriz, produtora, no mercado, na Gala Esfera e na competição, mas nunca exclusivamente pelo grande prazer de assistir a toda a riqueza de filmes que este festival abriga. Este festival tem um papel fundamental em reunir o mundo para celebrar a história. Esse esforço estranho e vital que todos os povos compartilham, entendem e anseiam".
Outra mulher poderosa que já roubou a cena no Festival de Cannes foi Julia Roberts. Na edição de 2016 a atriz chamou atenção no tapete vermelho por tirar os sapatos para subir as escadas que davam acesso ao salão principal. Essa atitude foi um protesto porque no ano anterior algumas espectadoras não puderam assistir ao lançamento do filme "Carol" porque não usavam sapatos altos.
Em um contexto de denúncias de assédios e protestos em Hollywood, a atriz Jennifer Lawrence revelou no evento "ELLE's Women" que já sofreu abuso psicológico de uma produtora de cinema. "Quando eu era muito mais nova e estava começando, os produtores de um filme queriam que eu perdesse seis quilos em duas semanas. Durante esse período, uma produtora me fez entrar em uma formação nua com cerca de cinco mulheres que eram muito, muito mais magras do que eu. Fomos colocadas lado a lado com apenas fita para cobrir nossas genitálias. Depois desse paredão degradante e humilhante, a produtora me disse que eu deveria usar as fotos nuas de mim mesma como inspiração para minha dieta".
(Por Helena Marques)