Uma das quatro filhas de Fernanda Young, Estela May fez uma homenagem para a mãe. A roteirista, autora e apresentadora morreu aos 49 anos vítima de uma crise de asma seguida de parada cardíaca na madrugada deste domingo (25) e foi enterrada, no meio da tarde, em São Paulo. "Mamãe, eu nunca doí tanto, mas sei que você voltou para as plêiades, a 444,2 anos-luz daqui para relatar os dados que você adquiriu da terra", iniciou a adolescente de 19 anos. "São todos uns mesquinhos tontos que que só fazem m..., mas às vezes amam e se divertem. Você amava e se divertia", continuou Estela.
Além da jovem, Fernanda deixou ainda outros três filhos e o marido, Alexandre Machado, com quem escreveu séries como "Os Normais", "Separação?!" e "Como Aproveitar o Fim do Mundo". E o legado da roteirista também foi lembrado por Estela. "Você deixa para trás a obra mais perfeita que já vi, todos os textos, todas as brilhantes ideias de jerico que nem chegaram a ser realizadas (pode deixar que eu realizo) e os poemas. Aqueles lindos poemas. Ai de alguém apagá-los das paredes", apontou. Na despedida, a adolescente ainda recordou um momento da sua vida. "Tudo sobre você sempre me impressionou, é como se você fosse o protótipo da mãe legal: anárquica, generosa, engraçada, gentil, doida e ainda por cima não me julgou naquela fase que eu só dormia se tivesse um guarda-chuva aberto em cima de mim", lembrou.
No fim da mensagem, Estela voltou a se declarar para a mãe. "Vai ser difícil sem você mas vamos conseguir, prometo. E pode acreditar que tudo que eu fizer vai ter uma pitada sua, porque você é a minha maior inspiração. Você é eterna. Que orgulho de ser sua filha. Te amo e obrigada pelos mais lindos 19 anos", finalizou. No velório e no enterro de Fernanda passaram nomes como Fernanda Nobre (que estrearia com ela peça em setembro), Monica Iozzi e Maria Ribeiro.
A morte de Fernanda foi mais uma baixa no meio artístico em 2019. No final de julho morreu Ruth de Souza, a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio. João Gilberto, o pai da Bossa Nova, morreu no começo do mês passado. Ainda na música, morreram Serguei, o sertanejo Marciano e Beth Carvalho, além de MC Sapão e Gabriel Diniz, vítima de um acidente aéreo. A TV perdeu Paulo Henrique Amorim, Wagner Montes, Lúcio Mauro e Lady Francisco. A modelo Carol Bittencourt morreu após um acidente de barco. Seu marido, Jorge Sestini, foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
(Por Guilherme Guidorizzi)