Aos 87 anos e antenada no mundo virtual através das redes sociais, Fernanda Montenegro está assumindo pela primeira vez os fios totalmente brancos para atuar na novela "O Outro Lado do Paraíso" como a mística Mercedes. Com o visual repaginado, a atriz admite ao Purepeople que ainda está se adaptando, assim como Grazi Massafera, que ficou mais morena para o mesmo trabalho após recusar o tom negro nos cabelos. "Ainda não me acostumei com o cabelo todo branco porque foram muitos anos pintando. Mas acho confortável aceitar o cabelo, é repousante! Porque pintar cabelo toda a semana é muito chato. Tem uma hora que a tinta não pega direito na raiz, é um horror! Essa é a única vantagem da velhice", brinca a veterana.
Quem pensa que a ansiedade só afeta os novatos como Juliana Caldas, que estreará em novelas como Estela, a filha anã de Sophia ( Marieta Severo), rejeitada pela mãe e levada a estudar no exterior, está enganado! Mesmo com 70 anos de carreira, Fernanda garante que ainda fica tensa ao iniciar um trabalho: "A mística Mercedes é uma mulher muito à frente do seu tempo, porque ela é muito antiga em seus sentimentos. Mas quando digo antigo, não é velho, é primitivo. Só tenho que agradecer a Walcyr Carrasco por confiar em mim para fazer um personagem tão difícil. Não sei se vou corresponder às expectativas. Espero dar conta. Estou com frio na barriga".
Devido a sua sensibilidade aguçada, Mercedes escuta vozes e por isso transformou a sua casa em um grande abrigo para receber pessoas quando o fim do mundo se aproximasse. Ela também é capaz de pressentir os acontecimentos e sente algo muito ruim quando Clara (Bianca Bin) - a mocinha da novela que passará por grandes dificuldades - conta que vai se casar com Gael, personagem de caráter duvidoso vivido por Sérgio Guizé. Além disso,o núcleo familiar de Mercedes tem alguns conflitos. Ela mora com a sua neta, Cléo (Giovana Cordeiro), que não se conforma com a sua condição social e também teve um longo relacionamento com Josafá (Lima Duarte), que foi destruído por Caetana (Laura Cardoso).
(Por Helena Marques)