Faustão foi submetido a uma embolização nesta semana e o seu rim transplantado ainda não funcionava até a noite desta quinta-feira (14). Fausto Silva, 73 anos, recebeu o novo órgão no último dia 26, seis meses após passar por transplante de coração. O apresentador permanece internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A informação foi passada pela assessoria de imprensa de Fausto e o procedimento visa "resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação", visto que o artista "ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão". Na técnica, de forma proposital, o fornecimento de sangue é interrompido em uma parte do corpo.
Fausto Silva deu entrada no hospital no dia 25 e ficou 20 dias na fila do SUS para receber o novo órgão, diante da gravidade do seu caso. O tempo praticamente o mesmo da espera para o transplante de coração voltou a gerar acusações de uma suposta furada de fila de Faustão e ataques ao filho dele, João Guilherme. Além de João, o apresentador é pai de Lara e Rodrigo.
Em conversa com o site "Quem", o apresentador da Band contou como está o pai hoje. "Ele está bem clinicamente, no quarto ainda no hospital, mas está bem e feliz, esperançoso que vai dar tudo certo. Está no momento de entender quanto falta para o rim começar a funcionar. Ele fez o procedimento e deu tudo certo. Acaba que tem que ter paciência", disse.
João Guilherme disse ainda que o pai deve apresentar limitações ao ter alta, porém não se deixa abater. "Está bem, feliz, brincando. O que vale mais é a cabeça nessas horas", prosseguiu. Faustão passou pelo transplante de coração em agosto após apresentar quadro de insuficiência cardíaca grave e vinha passando por sessões de diálise antes de receber o novo rim.
Entre um transplante e outro, o artista sofreu uma queda ao tentar entrar em um carro. Com 40 anos de carreira só na TV, Faustão já passou pela Globo, Record, Band e Gazeta. Em maio de 2023 fez sua mais recente gravação de um programa de auditório, exibido em agosto.