Matheus, do "BBB16", que já fez paródia do comercial de uma operadora de celular, usou a sua conta no Snapchat nesta terça-feira (19), para fazer um protesto bem-humorado chorando pela falta do aplicativo WhatsApp. A suspensão do serviço em todo o Brasil foi ordenada pela juíza da Vara de Execuções Penais do Rio, Daniela Barbosa após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.
Em um vídeo publicado na web, o namorado de Cacau, com quem trocou beijos em uma festa recentemente, comentou o episódio. "Já está bem clichê esse negócio de ficar bloqueando o whatsapp. Está parecendo que tipo assim, o camarada que mandou bloquear o whatsapp de novo tem uma discussão em casa familiar e ele para descontar faz o que: 'vou bloquear o whatsapp'. A empregada do cara, desse juíz, juíza, sei lá, ao invés de passar roupa, pendurou no cabide pra secar e o que ele faz para descontar: 'vou bloquear o whatsapp'. Por isso senhora Justiça, vamos ver se a gente começa a bloquear outras coisas, porque o whatsapp já deu", disse o mineiro.
Assim como o mineiro, outros famosos também usaram as redes sociais para reclamar. "Cara, ficar sem WhatsApp não dá! Meu Deus, o que vou fazer da minha vida agora? Fico o tempo todo no WhatsApp, minha vida é o WhatsApp", disse Munik, protagonista do curta-metragem "Quarto 10". Otaviano Costa também se pronunciou. "Eu esperando o WhatsApp voltar a funcionar", escreveu o apresentador. Luciana Gimenez se revoltou com a situação: "Começou o bloqueio do WhatsApp".
Quem ainda se manifestou contra a decisão foi o ator Henri Castelli, escalado para fazer par romântico com Carol Nakamura em "Sol Nascente". "Qualquer coisa to por aqui. Ridículo. Vergonha. A juíza que determinou o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil ficou irada porque o Facebook respondeu a uma de suas decisões com um e-mail em inglês - e pediu que futuros questionamentos seguissem no idioma. Em seu despacho, publicado pelo Jota, Daniela Barbosa Assumpção de Souza diz que, ao agir assim, o Facebook trata 'o país como uma 'republiqueta''. A meritíssima pode até ter razão nesse ponto. Mas bloquear o aplicativo em todo o país não é tratar o país como republiqueta?", publicou o galã. "De novo?! Palhaçada isso", escreveu Sergio Marone.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o WhatsApp é bloqueado no Brasil. Em dezembro de 2015 e em maio deste ano o serviço também foi suspenso por determinação da Justiça.
(Por Patrícia Dias)