O "plim-plim" da TV Globo vai ficar diferente. Segundo o Purepeople apurou, em busca de uma aparência mais moderna no mercado, a emissora mudará em breve seu logotipo. A nova imagem será oficialmente lançada em março, em São Paulo, na festa que vai ser realizada para divulgar a grade do canal em 2014. Essa será a décima alteração no símbolo desde que a Globo foi criada, em 1965.
A mudança na identidade visual foi um pedido de Carlos Henrique Schroder, que assumiu a direção-geral da Globo em janeiro do ano passado. Desde que chegou ao cargo, o executivo promoveu alterações nas diretorias da emissora e a nova marca vem encerrar esse processo.
"É a cara da mudança, que vai marcar sua gestão. Ao mesmo tempo, o canal está saindo daquele padrão antigo para uma aparência mais moderna no mercado", diz uma fonte.
O atual logotipo está no ar desde 2008. Com a mudança, o símbolo perderá o tom metalizado e vai ganhar uma aparência branca e opaca, para destacar as cores internas. A criação da nova marca foi coordenada pelo designer Hans Donner. A identidade visual deveria ter sido lançada na festa que anunciou a grade do ano passado, mas não ficou pronta a tempo.
"Ao longo dos anos, o logo da Globo foi castigado porque os computadores interferiram muito na filosofia e na limpeza do símbolo. Cada novo designer queria colocar reflexo, metal", disse Donner, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" no ano passado. "Está na hora de limpar meu filhote e adicionar vida", prometeu ele, na ocasião.
A mudança de sua principal marca acontece no mesmo momento que a Globo renova também a identidade visual de programas clássicos. Em nome da modernidade, "Vídeo Show", "Sessão da Tarde", "Vale a Pena Ver De Novo" e "Esporte Espetacular" tiveram suas marcas alteradas recentemente. E, em breve, o mesmo deve acontecer com o "Fantástico".
Você gostou do novo logotipo da TV Globo? Comente no final da matéria!