Benedito Ruy Barbosa se emocionou ao receber uma singela e bonita homenagem dos 20 atores que integram o elenco de "Meu Pedacinho de Chão", durante a coletiva de lançamento da trama, nessa quinta-feira (27), no Projac. Ao som de um piano, sanfona e violão, eles cantaram a canção "Chuá Chuá", um clássico do sertanejo. Sensibilizado com o gesto, o autor também entrou no clima e cantou junto, assim como o diretor Luiz Fernando Carvalho. Confira em nossa galeria as fotos do evento.
Se as chamadas de "Meu Pedacinho de Chão" já impressionam pelo colorido e beleza dos cenários e figurinos, o impacto de quem chega à Vilda de Santa Fé, toda construída no Projac é de completo encantamento. Chão de terra batida, flores de plástico, casas revestidas de latão, animais de brinquedo... Quem caminha pela cidadezinha tem a sensação de que está de fato dentro de uma fábula. Esse clima de conto de fadas encanta a todos, sem distinção, inclusive quem já é veterano na emissora.
"É uma vila mesmo, a gente está numa cidade. Não é só o teu cenário, você sai na porta e vê os outros todos e tudo que ele criou, o trem, os animais, as árvores com o crochê em volta, a cor... Ninguém nunca viveu um processo assim na TV. Isso é novo para todo mundo, mas eu acho que vai ser mais novo ainda para o público. É mágico, é uma coisa muito bonita", declara Antonio Fagundes, que se despediu há pouco tempo de "Amor à Vida" e está prestes a estrear o novo papel.
Em tom de brincadeira, Fagundes conta que "lutou" pelo papel: "A Globo não queria que eu fizesse, e fui lá brigar com eles, falei: 'estão me proibindo de trabalhar' (risos). Porque eu estou realmente sem parar, né, fiz 'Gabriela', emendei diretamente com 'Amor à Vida' e emendei em seguida aqui... Eu até precisaria realmente de uma folga, mas como estou em cartaz no teatro não ia ter mesmo férias, então é bom encaçapar tudo de uma vez". Quando perguntado sobre o motivo do interesse, o ator sorri e responde: "É só você olhar em volta". E mais tarde, durante a entrevista, o autor do folhetim conta: "Eu assisti o último trabalho do Fagundes e lamentava não poder contar com ele nesse projeto, ao vê-lo no ar. Mas aí ele me ligou e se escalou! Disse: 'Tô indo, eu já tô indo'..." (risos).
Mas o colorido não fica só no figurino e cenário. Com cabelos que parecem algodão doce cor-de-rosa, Bruna Linzmeyer explica: "Foi um trabalho de muitos meses, de muito ensaio, de muita conversa, muito choro e muita risada, de muita dúvida e certeza... Então um dia a gente chegou nesse cabelo rosa, que representa todo esse processo. E ele representa a cor que é o que a personagem é: o amor".
Segundo a intérprete da professorinha Juliana, o novo cabelo não precisa de cuidados especiais. "Só muita água e amor está de bom tamanho", afirma som um sorriso. Ao receber o pedido de um dos jornalistas para que faça uma selfie, ela pergunta por que uma selfie e, convencida a atender a solicitação, diz: "Mas eu quero com várias pessoas, sozinha não." E acaba fazendo várias - inclusive bincando com caretas -, junto com Gabriel Sater, Johnny Massaro e Bruno Fagundes.
O menu servido não fugiu à proposta de tomar como referência o mundo imaginativo das crianças. Com direito a algodão-doce, pipoca colorida, pirulito, cupcake, jujuba, chicletes, docinho e outras delícias nem tão tradicionais - como cuzcuz de queijo coalho com melado -, resistir a essas guloseimas da infâncias se tornou uma tarefa difícil para os presentes. Nessa atmosfera de magia, foram projetadas num telão todas as chamadas da nova novela e o elenco e equipe aplaudiam com entusiasmo a cada uma delas.
Apostando numa obra de abordagem lúdica e que traz tantas inovações, Luiz Fernando Carvalho afirma que não pensa muito no risco de estranhamento ou não aprovação do público. "Se eu for pensar na audiência, não gravo", comenta o diretor. E Benedito completa: "É muito fajuta essa audiência tão falada e tão temida... (risos)... Audiência é um problema da emissora, não é nosso", mas em seguida ele pede que ninguém publique o que acabou de dizer e comenta, bem-humorado: "Acho que falei demais".
Para finalizar a coletiva, Luiz se senta ao piano e convoca todo o elenco ao palco para prestar a homenagem surpresa para Benedito. Juliana Paes, que usava um look de mais de R$100 mil, solta a voz, cantando sozinha um trecho da música e acompanhando com o coro no refrão. Os artistas se revezam em cada estrofe e fazem um bonito arranjo de vozes, deixando o autor comovido. "Fazia 200 anos que eu não ouvia essa música", ele disse, emocionado, após a apresentação.
A nova novela das seis estreia no dia 7 de abril, substituindo "Joia Rara".
(Por Samyta Nunes)