Conhecida por seus personagens populares na TV e com uma sólida carreira no cinema, Dira Paes se prepara para viver a rica Celeste, em "Amores Roubados", série da TV Globo de oito capítulos, protagonizada por Isis Valverde. Em conversa com o Purepeople, Dira fala sobre a personagem que promete surpreender o público, acostumado a ligar o seu nome a mulheres pobres.
Em "Salve Jorge", a atriz emocionou o Brasil na pele da batalhadora Lucimar, faxineira moradora do Morro do Alemão e mãe de Morena (Nanda Costa). Em 2012 ela foi "A Doméstica de Vitória" na série "As Brasileiras" e em 2011 interpretou uma cozinheira em "Fina Estampa". Porém, diferentemente delas, Dira Paes é uma mulher elegante e desde o início de 2011 conta inclusive com a assessoria do personal stylist Antonio Frajado para cuidar de seu visual. E essa sua faceta mais sofisticada será explorada em "Amores Roubados", como ela mesma conta em entrevista exclusiva. Confira:
Purepeople: O que você pode adiantar sobre o perfil de sua personagem e seus conflitos em "Amores Roubados"?Dira Paes: Celeste é casada com Cavalcanti (Osmar Prado), eles são donos de uma fazenda de frutas para exportação. Ela é voluntariosa e gosta de viver perigosamente.
O que te encantou nesse trabalho? Teve algum fator decisivo que te levou a aceitar o papel?
Tudo. Começando pela equipe. Os episódios, super bem escritos e eletrizantes, além de um elenco primoroso, com o qual vou ter o prazer e a honra de contracenar.
Você acha que as possibilidades de ser versátil na TV são menores que no cinema e no teatro? "Amores Roubados" seria a chance de explorar um tipo diferente dos que costuma viver na ficção?
Acho que o cinema é mais democrático nesse sentido, do que a televisão. O teatro é sublime, onde tudo é possível. Sem dúvida, a Celeste tem um perfil bem diferenciado dos meus últimos personagens.
Dira, você acha que quando um ator faz vários papéis com características parecidas, o público acaba confundindo as coisas e achando que esse é o perfil do ator?! Isso acontece contigo?!
Isso pode acontecer sim. O público muitas vezes te confunde com o personagem, mas também vibra quando te vê com um novo olhar. Fiz muitos personagens populares, mas cada uma com com a sua personalidade bem diferenciada do outro, este sim é o maior desafio. Ser versátil não é só trocar o cabelo.
Nesse novo trabalho você vê um meio de mostrar mais sua versatilidade na TV?!
Sempre vejo no meu próximo trabalho uma chance de ser feliz, uma chance de começar de novo, com disposição e disponibilidade de viver intensamente a vida.
"Amores Roubados" tem texto de George Moura, direção de Luiz Villamarim e deve ir ao ar em 2014. Antes de Dira Paes aparecer como a ricaça Celeste, relembre em nossa galeria algumas personagens marcantes na carreira da atriz.
(Por Samyta Nunes)