A dieta PronoKal, responsável pelo emagrecimento de Sasha Meneghel, está dando o que falar! O método, que também foi utilizado por Luciano Camargo, virou moda e ganhou adeptos como Bruno Gagliasso, Daniel Boaventura, Nany People, Suzy Rêgo e Helga Nemeczyk, ex-participante do quadro "Show dos Famosos", cujo vencedor foi o cantor Mumuzinho. "O método Pronokal é um programa personalizado para perda de peso, basicamente dividido em três etapas", conta a endocrinologista Verônica Jordão ao Purepeople.
"Sendo a etapa inicial uma dieta Cetogênica com controle restrito na ingestão de carboidratos, gorduras e calorias, e consumo de proteínas de alto valor biológico através de substitutos alimentares. Nesta fase, o organismo é estimulado a entrar em estado de cetose, devido a baixa ingestão de carboidratos, utilizando a gordura do corpo como fonte de energia para as atividades diárias. E será responsável pela perda de 80% do peso pretendido", fala Verônica.
"A segunda chama de Adaptação fisiológica, os alimentos são aos poucos incorporados, com aumento progressivo de calorias na dieta. Neste momento, o processo de reeducação alimentar ajudará o paciente a manter o peso eliminado e ainda terá a perda dos 20% restante para alcançar o objetivo inicial. Na terceira, a intenção é a manutenção do peso perdido e o paciente será acompanhado nos próximos dois anos pela equipe Pronokal, já com uma alimentação equilibrada e com todos os grupos alimentares", comenta a endocrinologista.
Os resultados, segundo Verônica, são obtidos rapidamente por conta da baixa ingestão calórica aliada a dieta Cetogênica, adotada pela sertaneja Marília Mendonça. "A duração do tratamento depende de quantos quilos se tem a perder. Em média a perda de peso é de 10 kg no primeiro mês. O emagrecimento acontece justamente pelo estado de cetose que o corpo entra na fase inicial do programa, utilizando a gordura corporal como fonte de energia e poupando a perda de músculo (massa magra). Para realizar o tratamento o paciente tem que passar por avaliação de médico credenciado pela empresa e ser submetido a alguns exames laboratoriais. Existem algumas contraindicações como problemas renais e hepáticos, gestantes, diabéticos tipo 1, arritmias cardíacas e doenças cardiovasculares graves", relata.
A endocrinologista também cita as vantagens e desvantagens da dieta. "Vantagens: I. Perda de peso rápida com manutenção a longo prazo, o que motiva o paciente a realizar todo o programa. II. Praticidade na refeições, nas fases iniciais os pacientes consomem os sachês que são rapidamente preparados. III. Acompanhamento de equipe multiprofissional, com médico, nutricionista, educador físico e coaching. Estimulando mudanças no estilo de vida e introdução de hábitos saudáveis. IV. Saciedade e bem estar, não sendo necessário o uso de medicamentos para perda de peso. Desvantagens: Restrição alimentar e necessidade de seguir todas as orientações, sem consumo de carboidratos, doces e bebidas alcoólicas durante a etapa inicial é assim manter a cetose e perda de peso estimada".
Verônica Jordão relata ainda como é elaborado o cardápio. "Com controle no consumo de carboidratos e gorduras. Na fase inicial são consumidas as proteínas em forma de sachês e os vegetais permitidos, serão 5 refeições ao dia após a introdução de proteína animal nas principais refeições. Quando atingida a meta de peso perdido, serão introduzidos aos poucos carboidratos complexos, frutas e gordura, de forma equilibrada. Até que esteja sendo consumido todos os grupos alimentares nas porções adequadas para cada pessoa", comenta. Questionada sobre quanto é preciso desembolsar para fazer o programa alimentar, a endocrinologista explica: "Cada refeição custa em torno de R$ 24. O custo médio diário ao longo do tratamento é de R$ 72, sendo um pouco maior nas fases iniciais e menor nas finais, até chegar ao custo zero na manutenção. Neste valor, já está incluído o suporte que a empresa oferece nas áreas dietética, de atividade física e coaching emocional".
(Por Patrícia Dias)