A sala é um dos espaços mais disputados da casa. Isso porque, além do convívio social, é onde as pessoas relaxam e se reúnem para assistir seus filmes e séries preferidos. Por isso, se você quer deixar o ambiente ainda mais confortável e com cara de sala de cinema, confira as ideias de decoração que o Purepeople separou para você, com dicas dos arquitetos Renato Andrade, Erika Mello e Karina Korn.
Um bom sofá já garante o conforto que você precisa para assistir seus filmes preferidos. Por isso, a dica é apostar em um sofá macio, sem assento estreito ou rígido. "Tudo depende do tamanho da sala, porém quanto mais espaçoso ele for, melhor. É preciso considerar a flexibilidade do uso, já que o morador pode optar ou estar sentado ou deitado, com a possibilidade de esticar (ou não) as pernas", destaca o arquiteto Renato Andrade. Também é bom ficar de olho nos tecidos e, segundo o profissional, os mais indicado são veludo e suede. .
Se a sua sala for pequena e não cabe um sofá tão espaçoso, não tem problema! Alguns recursos e truques podem te ajudar! É o caso das almofadas, pufes e apoio para os pés, principalmente se for receber amigos em casa. "Dependendo da família, um tapete bem confortável pode ser um trunfo na hora de assistir com os filhos. Muitas vezes é uma delícia ficarem todos jogados no chão", revela a arquiteta Erika Mello.
Para deixar seu ambiente digno de uma sala de cinema, é importante ficar atenta à composição da sua televisão. O painel e o rack são fundamentais para sustentar os equipamentos eletrônicos. Também vale ficar de olho na altura da TV que, de acordo com Karina Korn, costuma ser instalada entre 60 e 70 cm do piso até sua base. "Assim, o olhar do espectador sentado é direcionado ao centro do aparelho", conta. Se você possui caixas de som, o ideal é posicionar o aparelho na altura do ouvido, para otimizar a projeção do som.
Outra dica infalível para manter o conforto e a comodidade do ambiente e conseguir o seu cineminha em casa é investir em mesas laterais e banquetas. Assim, você evita ficar se deslocando para procurar o controle da televisão e ganha espaço para colocar seus snacks. "Sempre recomendamos mesinhas leves para serem posicionadas conforme a conveniência do momento", explica Renato. Se você tiver mais espaço, aposte em aparadores laterais ou ainda nas costas do sofá.
Vale reforçar ainda que alguns detalhes fazem toda a diferença na decoração, como as cores e a iluminação do ambiente. Tons invernais, como o cinza, são perfeitos para dar aconchego. "Paredes com algum tipo de textura irregular podem ser interessantes para não reverberar o som", completa Erika Mello. Cortinas e persianas com recurso blackout também diminuem a incidência de luz. Para evitar que os fios dos eletrônicos fiquem à mostra, a dica é planejar. "Os painéis de marcenaria são práticos e uma boa solução para isso", finaliza Karina Korn.
(Marina Couto)