Todo mundo tem uma sombra de make no nécessaire! Opaca, cintilante, com brilho ou cremosa, ela é capaz de dar aquela pitada de cor nos olhos de várias formas, seja na make do dia a dia ou nas makes de festa. E que a sombra vai muito além daquele efeito uniforme em toda a pálpebra ou daquele olhão esfumado que estamos acostumadas a ver nas makes de festa, por exemplo. Há diversas maneiras de aplicar o produto, que garantem efeitos diferentes no olhar. A sombra é tão curinga e versátil que ela também pode servir como blush e na hora de criar delineados coloridos. Vem com a gente e aprenda 5 formas diferentes de usá-la!
Aplicar tons claros por toda a pálpebra é a forma mais prática e simples de usar o produto. A técnica é perfeita para o dia a dia, quando a proposta é dar apenas um toque de cor e iluminação no olhar, como na make de trabalho, por exemplo. Vale usar tons de nude, como bege e marrom, e aplicar dando batidinhas com o pincel redondo.
Aplicar sombra no cantinho interno dos olhos é um truque que serve para iluminar e aumentar o olhar. A dica é usar sombras claras e com acabamento cintilante, como champagne, bee aplicar com um pincel pequeno e achatadinho. Você pode aplicar só a sombra clara sozinha ou combinar com outros tons ao longo da pálpebra.
As sombras coloridas estão em alta e garantem makes mais divertidas e com um toque moderno. Tons de azul, amarelo, roxo e rosa, que é um dos queridinhos da vez, e até fluorescentes são tendência em toda a pálpebra. Você pode apostar em uma cor só, como na tendência do color blocking, ou combinar mais de um tom de sombra colorida, fazendo um contraste bem cool para makes de festa.
Se quiser um olhar mais profundo e marcante, use a sombra para esfumar o côncavo. O côncavo fica naquela dobrinha das pálpebras, onde a pele "afunda", sabe? Ao marcar essa área, a sombra garante mais profundidade ao olhar. Geralmente, usa-se as sombras em tons de marrom para esse efeito, aplicadas em movimentos de vai e vem com o pincel de esfumar.
E como muitas já conhecem, o smokey eye: ele é aquele esfumado que a gente costuma fazer com sombras mais escuras e de tons médios, e que garante um efeito poderoso por toda a pálpebra e vai além do côncavo. Para criá-lo, você vai precisar de um pouquinho de habilidade: a dica é usar um pincel redondo para fazer movimentos de vai e vem, combinando duas ou mais cores de sombras.
(Por Beatriz Doblas)