O Dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 como um momento para evidenciar o debate pela equidade racial e fim do preconceito. Nesse sentido, a busca por mais representatividade em filmes e séries é um dos temas mais discutidos no cenário mundial do entretenimento.
Então, que tal assistir diferentes filmes e séries com protagonismo negro: o catálogo da Amazon Prime Video traz diversas possibilidades, dos mais variados gêneros, e o Purepeople selecionou cinco delas na lista a seguir:
A comédia "Harlem" é estrelada por quatro melhores amigas que moram em Nova York, no bairro homônimo ao título da produção. Camille (Megan Good), Tye (Jerrie Johnson), Quinn (Grace Byers) e Angie (Shoniqua Shandai) têm anos de amizade e personalidades completamente distintas.
Apesar de serem diferentes em assuntos como carreira, estilo e relacionamento, as protagonistas compartilham os mesmos dilemas trazidos pela proximidade com os 30 anos. A direção é de Tracy Oliver.
Com duas temporadas disponíveis na Prime Video, "Manhãs de Setembro" traz Liniker como Cassandra, uma mulher trans e negra que, quando está realizando o sonho de iniciar uma carreira de sucesso na música, é surpreendida com chegada de um filho de 10 anos, gerado em um relacionamento com Leide (Karine Teles).
A trama trabalha de modo único as relações familiares e o afeto sem abrir mão de trazer, de modo realista, os preconceitos que a protagonista vive por ser negra, trans e pobre.
O filme "Negra Como a Noite" é aquele terror bem clássico! Nele, Shawna (Asjha Cooper) tem a mãe assassinada por um vampiro e se une a três amigos para entrar na mansão dele.
A "missão", no entanto, se mostra mais complicada do que parecia inicialmente quando eles se deparam com uma verdadeira guerra facções de vampiros em Nova Orleans.
A minissérie "Little Fires Everywhere" é baseada no livro homônimo de Celeste Ng, de 2017. Ambientada no subúrbio norte-americano, ela entrelaça os destinos de Mia Warren (Kerry Washington) e Elena Richardson (Reese Witherspoon), explorando temas como racismo estrutural, privilégios e maternidade.
O filme "O amor de Sylvie" mistura drama e romance ao apresentar o relacionamento de Sylvie (Tessa Thompson) e Robert (Nnamdi Asomugha), ambientado nas décadas de 1950 e 1960 em Nova York, no auge da era do jazz.
Ela trabalha com o pai em uma loja de discos e se encanta pelo saxofonista recém-contratado. O enredo também traz reflexões sobre o reconhecimento da carreira da protagonista enquanto mulher negra diante do preconceito.
Ficou curiosa com essas produções? Na Prime Video, não faltam séries e filmes para se divertir e celebrar a representatividade. Para ser assinante, acesse aqui e confira mais informações!