Nesta quinta-feira (1º), comemora-se o Dia Mundial do Veganismo. A alimentação que exclui todos os tipos de carne e derivados de origem animal tem ganhado cada vez mais adeptos. Tanto pela saúde quanto pelo amor pelos animais. Xuxa Meneghel, por exemplo, sempre sofreu para digerir proteínas animais e mudou a dieta de vez no começo do ano: "Ele [Junno Andrade, namorado] me apresentou o documento 'Terráqueos'. Uau! Parei de ver algumas vezes, não queria assistir até o final, chorei e me senti péssima por fazer parte disso tudo. Hoje, comer proteína animal é querer, no mínimo, ter um câncer. Enfim, deu pra mim! Não quero mais matar bichos ou me alimentar deles". Assim como a Rainha dos Baixinhos, veja outros famosos que são veganos na nossa galeria!
Às vezes a preocupação com a alimentação passa do cardápio para o dia a dia. A atriz Giulia Gayoso não consume produtos de origem animal: "Eu não considero como dieta, mas como alimentação e um estilo de vida. Porque não uso roupa de lã, não uso nada que cause sofrimento animal. Os produtos que eu passo não são testados em animais. É criar consciência sobre o consumo por uma questão ideológica". O mesmo aconteceu com Yasmin Brunet. "Eu queria saber o que estava colocando para dentro do meu corpo e isso vai se estendendo para o resto das áreas da sua vida. E foi acontecendo com a maquiagem e com os demais produtos", explicou. Luisa Mell, ativista de direito dos animais, ensinou o filho, Enzo, a ser vegano e leva a luta para a vida. A apresentadora se livrou de bolsas de pele de animal e lançou a própria linha de sapatos veganos no ano passado.
Sasha Meneghel seguiu os passos da mãe e se tornou vegana. "Faz um tempo decidi virar vegana. Não sou 100%, mas já tinha intolerância a lactose e estava parando de comer carne vermelha", disse. A namorada de Bruno Montaleone, porém, frisou que não se priva por causa da dieta: "Não sou nada radical, respeito minha vontade, se estou com muita vontade de comer algo que não é vegano, como, mas é raro".
(Por Tatiana Mariano)