Quem disse que é melhor estar sozinho do que mal acompanhado certamente não conhecia o Instagram. Ter que passar o Dia dos Namorados vendo casais felizes e bem-resolvidos se declarando pode ser insuportável para quem não tem ninguém - nem mesmo o seu melhor ficante - para estar ao seu lado nesta data tão romântica.
Mas estar solteiro não é algo tão ruim assim e certamente tem suas vantagens. Por isso, veja 5 motivos para ficar feliz por não estar namorando no momento!
Estar sozinho te permite mais espaço para se aproximar de amigos e da sua família. De acordo com um artigo publicado no Journal of Social and Personal Relationships, as pessoas solteiras costumam ter um contato e proximidade maior com esses ciclos do que àquelas que estão casadas.
A pedagoga com especialização em Sexologia Clínica e membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana), Claudia Petry explica: "Em um casamento, ou mesmo uma união estável, você passa a compartilhar sua vida com outra pessoa, o que significa menos tempo para se dedicar aos amigos, à família e até a atividades rotineiras e descompromissadas, como ir a um bar com o pessoal do trabalho depois do expediente".
Mesmo que pareça bastante contraditório, em muitos casos, as mulheres (principalmente) se sentem mais sozinhas quando estão dentro de um casamento do que quando estão solteiras.
A psiquiatra geral, supervisora na residência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) Danielle H. Admoni aconselha: "Se a relação for sufocante, a ponto de você se anular, perder sua identidade e se afastar das pessoas que ama, pule fora!"
Ela defende que, "no final do dia, o que importa são as pessoas que te fazem bem, mais do que ter ou não um marido ou namorado".
Por outro lado, um estudo publicado no Journal of Family Issues constatou que pessoas casadas - mesmo aquelas que vivem em harmonia com seu parceiro - apresentam níveis mais baixos de crescimento pessoal do que os solteiros que foram analisados na pesquisa.
"Com mais independência, a probabilidade de atingir seus objetivos é bem maior, e não há relação amorosa no mundo que substitua a sua autonomia e a liberdade de estar no comando da sua própria vida", conclui Petry.
Ainda que haja o mito de que o casamento traga mais saúde para o casal, uma pesquisa da Universidade de Amsterdã, publicada na revista da Universidade de Oxford, concluiu que, na verdade, esse tipo de relacionamento não garante nenhuma alteração significativa.
Claudia Petry explica que, mesmo que o matrimônio possa elevar a saúde mental de alguns na terceira idade, por exemplo, isso não significa que todo mundo precise disso para se sentir melhor.
"Há mulheres que são felizes casadas, que têm prazer em cuidar da casa, dos filhos e do marido. Da mesma forma, há aquelas que não têm a mínima pretensão em casar e, tampouco, aptidão para a maternidade. O importante é buscar o estilo de vida que melhor funcione para você e, claro, ser feliz", diz.
Ainda que viver um romance seja muito bom, fato é que ser solteiro te permite viver experiências que a vida de casado te impede de aproveitar. Por isso, mesmo que no futuro você encontre alguém especial, saiba curtir as fases da sua vida (incluindo os momentos de seca) e as abrace, porque todas elas são importantes e podem te fazer muito feliz.