Lutadores de boxe, tenistas, ciclistas e, principalmente, jogadores de futebol. Vários foram os atores que já interpretaram atletas na televisão. Para celebrar o Dia do Esportista, comemorado nesta quinta-feira (19), o Purepeople relembra os artistas que já incorporaram tais papéis.
Em "Babilônia" - próxima trama das nove da Globo, com estreia prevista para o dia 23 de março, Thiago Martins será um especialista em saltos ornamentais. Para encarar o papel, o ator emagreceu cerca de 15 kg em busca de um porte atlético exigido pelo personagem.
Guilherme Leicam está no ar como o nadador Gustavo na novela "Alto Astral". Exibida entre 2010 e 2011, "Passione" mostrava a disputa nas pistas entre os irmaos Sinval (Kayky Brito) e Danilo (Cauã Reymond). Os jovens eram sobrinhos de Gerson (Marcello Anthony), um praticante do automobilismo.
Autora da próxima novela das seis, "Sete Vidas", Licia Manzo contou em "A Vida da Gente" a história da tenista Ana, vivida por Fernanda Vasconcellos, que passou toda sua experiencia para Sofia (Alice Wegmann), grande rival de Cecilia (Polliana Aleixo). Paolla Oliveira, destaque na minisserie "Felizes para Sempre?", foi a tenista Leticia de "Ciranda de Pedra" (2008). Na novela "Vitória", Diana (Thais Melchior), Ricardinho (Leandro Leo) e Luciene (Bruna di Tullio) só são rivais quando disputam os páreos do Jockey Club.
Eles bateram um bolao dentro dos gramados
A maior concentração de atores vivendo esportistas na televisão acontece, claro, quando o assunto é futebol. Claudio Marzo - artista que vem enfrentando problemas de saúde - deu vida ao craque do esporte bretão Duda Coragem em "Irmãos Coragem" (1971). No remake de 1995, o papel coube a Marcos Winter.
Vencedor da edição 2014 do "Danca dos Famosos", Marcello Melo Jr. foi o goleiro Maicon na temporada 2010 de "Malhação". Guilherme Prates (Daniel), Ricky Tavares (Wellington), Pedro Malta (Marcolino) e Henrique Ramiro (Edmundo) defendiam as cores do fictício Cariocas em "Vidas em Jogo", levada ao ar pela Record em 2011. Na novela "Vereda Tropical", Luca (Mário Gomes) nunca conseguiu o estrelato desejado.
Hoje apresentador de programas de auditório, Rodrigo Faro defendeu a camisa do Flamengo por conta de seu personagem, Renildo, em "Suave Veneno". Mas, claro, que o grande time de ficção das nossas novelas foi o Divino, de "Avenida Brasil". Por lá passaram Tufão (Murilo Benício ), Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni) e Leandro (Thiago Martins). Só que craque mesmo dos gramados televisivos foi o vesgueta Coalhada, criado por Chico Anysio.
Eles também foram esportistas na TV
Não podemos esquecer dos lutadores Regis (Malvino Salvador, em "Sete Pecados"), Raí (Thierry Figueira, em "Amigas e Rivais"), Ulisses (José Mayer, na primeira versão de "Guerra dos Sexos"), Tony (Nico Puig, em "Sex Appeal") e Wallace ( Dudu Azevedo foi campeão de vale-tudo em "Fina Estampa"). Seu pupilo era Leandro (Rodrigo Simas). Outro campeão de MMA foi Ulisses, papel de Eriberto Leão no remake de "Guerra dos Sexos".
Já nos mares, quem brilhou foram Suzana (Carolina Dieckmann), Gregório (Rodrigo Hilbert), Paulinho (Kayky Brito) e Eros (Paulinho Vilhena) na novela "Três Irmãs".