Se você chegou até aqui, provavelmente quer fazer o cabelo crescer de alguma forma, certa? Pode ser porque cansou do cabelo curto, cortou a franja e não curtiu o resultado ou simplesmente porque sempre tentou deixar o cabelo na cintura e nunca conseguiu. Nós conversamos com a dermatologista Letícia de Chiara, que tem uma clínica localizada no Rio de Janeiro, para contar porque alguns cabelos demoram mais para crescer e até estabilizam em um comprimento específico. "O crescimento dos fios é programado geneticamente. Têm pessoas predispostas geneticamente a terem cabelos mais longos que outras", explicou a dermatologista, que também contou que existem hábitos que podem atrasar o crescimento.
Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica. Porém, há certos tipos de cabelos que podem estabilizar em algum momento. Nesse caso, a dermatologista ressalta 3 motivos. "Alterações nutricionais, algumas doenças crônicas e envelhecimento dos fios podem retardar esse crescimento". Isso significa que as pontas do cabelo são a parte mais "antiga" do fio, diferente da raiz, que é a parte mais nova. Uma dica que muita gente acredita ser um mito capilar é cortar as pontas para fortalecer e evitar a quebra do cabelo.
Se você quer um conselho profissional para fazer o cabelo crescer, a dermatologista indica prestar atenção em hábitos como penteados, uso de química e ferramentas de calor. "Entre eles, estão o excesso de química como alisamentos com ou sem formol, calor excessivo dos secadores e chapinhas, além de tração por uso de rabos de cavalo". É que ao puxar os fios com força para criar o penteado, o risco do cabelo quebrar é muito maior. A dica é apostar em hairstyles como tranças para que o acessório prenda só nas pontinhas.
O shampoo é o item que age diretamente no couro cabeludo e, por isso, é o que tem mais chances de ajudar no crescimento do cabelo, já que ativa a circulação sanguínea. Por isso, separamos alguns deles para apostar: está liberado apostar em mais de um, já que alternar shampoos ajudam a limpar melhor a raiz! O shampoo Cavalo Forte Crescimento Saudável, da Haskell, tem Biotina, Pantenol e Queratina, ativos que são próprios para cabelos enfraquecidos e com dificuldade de crescimento. Já o shampoo S.O.S Bomba da Salon Line tem Vitamina A, Óleo de Rícino, D-Pantenol e Whey Protein, que ajudam no crescimento de cabelos fracos e garantem a restauração dos fios. A linha S.O.S Bomba tem shampoos para todos os tipos de cabelos, inclusive para os cacheados e crespos, que demoram mais para mostrar o tamanho real por causa do formato dos cachos. Já o shampoo Crece Pelo Boé é fitoterapêutico e 100% natural, com substâncias estimulantes como Folha de Louro, Urtiga, Bardana, Agrião, Camomila e Alecrim.
(Por Beatriz Doblas)