No dia 8 de novembro, Denise Fraga dará vida a Júlia, personagem alcoólatra na novela "Um Lugar Ao Sol" , primeira trama inédita na faixa das 21 horas após a pandemia. Ao avaliar o próprio papel, a atriz contou que decidiu participar de uma série de reuniões da AA (Alcoólicos Anônimos), para entender melhor o drama da personagem.
"Uma coisa incrível da novela é as pessoas conhecerem esse trabalho do AA", começou Denise, dando a entender que sua personagem também aparecerá nos encontros. "Essas reuniões do AA que eu fui, fico pensando que a gente devia ter para todo mundo, porque nós estamos cheios de vícios que não conseguimos deixar", avaliou a artista em conversa com jornalistas.
A atriz também destacou o fato de que, quando alguém interpreta um alcoólatra, em geral o papel fica estigmatizado, como se o personagem se resumisse ao próprio vício. O assunto também foi levantado em outros núcleos da novela, que apresenta minorias sem generalizá-las.
No caso de Júlia, o estigma tenta não acontecer: o papel também é o de uma cantora falida e de uma mãe que se afasta do filho.
"Júlia tem realmente 300 outras camadas sem ser o problema [do alcoolismo]. (...) Mas o que eu acho que é bonito desse personagem, mais do que tudo, é essa relação que ela tem com a arte, a música, acreditar que, aos 50 e tantos anos, ela vai dar certo, essa crença, esse otimismo", afirmou Fraga.
Outro traço de Júlia é o fato de que a personagem é mãe do estudante Felipe (Gabriel Leone ) na história. Felipe, aliás, é bom lembrar, vai se envolver com uma mulher mais velha: Rebeca (Andrea Beltrão). O garoto e Júlia tendem a se afastar na sequência.
Na coletiva de imprensa da novela, foi lembrado que o consumo de álcool durante a pandemia aumentou no Brasil. Ao ser questionada sobre o assunto, Denise avaliou a própria trajetória: "Na pandemia, todos nós bebemos mais vinho, obviamente. Minha relação com álcool sempre foi serena, gosto de beber, mas bebo socialmente", revelou.
"Um Lugar ao Sol" é escrita por Lícia Manzo, dirigida por Maurício Farias e conta com Cauã Reymond nos dois papéis principais - dos gêmeos idênticos Christian e Renato/Christofer. A novela vai ar já completamente gravada, aproximando o formato de séries de streaming.