Deborah Secco não ficará magrinha por muito mais tempo. A atriz está retomando o peso normal depois de emagrecer 9kg para viver uma mulher viciada em drogas e portadora do vírus HIV no longa-metragem "Boa Sorte", primeiro filme de ficção de Carolina Jabor. Deborah chegou aos 47kg, exibindo um corpo esquelético em filmagens na praia, mostrando que realmente faz sacrifícios por suas personagens. Quem cuida da dieta da atriz é a cardiologista e médica ortomolecular Heloisa Rocha, que a acompanha desde 2005. Em conversa com o Purepeople, a doutora, dona da clínica de estética Spaço Heloisa Rocha (www.spacoheloisarocha.com.br), explica que a artista ainda está no processo de recuperar o peso - ela iniciou a dieta no dia 25 de fevereiro e fará a pesagem no dia 25 de março -, voltando a comer aos poucos.
"O cuidado foi ter entrado primeiro com uma dieta pastosa por alguns dias, depois ir para uma semi-sólida e sólida, evitando assim estresse do aparelho gastrointestinal. A ingestão de lactose continua reduzida e ela também evita alguns alimentos que têm intolerância (alimentos esses já analisados pela doutora em exames anteriores)", declara Heloisa.
Para engordar de modo saudável, aumentando a massa magra (músculos, e não gordura), Deborah está ingerindo mais carboidratos e proteínas. "A prioridade foi aumentar a massa magra, fortalecer os pequenos vasos para evitar retenção e estabilizar a glicemia com ingestão de proteínas. Aumentamos a quantidade de carboidratos para que ela não 'quebre' a proteína, gerando assim energia, e também protegendo os músculos de danos", explica.
Preocupada também com a estética, já que emagrecer e engordar várias vezes pode causar flacidez, ressecar os cabelos, entre outras coisas, a artista se cerca de cuidados. Heloisa também revela o que Deborah anda fazendo para se preservar do envelhecimento precoce por conta de tantas mudanças físicas: "Outra prioridade foi a reposição de nutrientes como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio - minerais importantes para a imunidade, saúde do cabelo, pele e unhas".
Não há milagre. A mulher do ex-jogador de futebol Roger Flores precisa fazer exercícios. O personal trainer da atriz, Rafael Lund, a acompanha na malhação de três a cinco vezes por semana, e também conta ao Purepeople como é a atual rotina física da estrela de "Louco Por Elas". "Deborah não gosta de malhar, mas como eu boto muitos desafios, ela consegue se divertir e não se torna algo rotineiro. Tenho que tornar o treino interessante para ela. Misturamos exercícios funcionais (para equilíbrio), aeróbicos e musculação", explica, afirmando que não falta muito para que ela volte ao peso ideal.
"Como ela teve uma redução drástica de peso, é comum que a retomada da massa seja tão rápida quanto, já que parou com certas restrições. Podemos comparar com os lutadores profissionais, que perdem até 6kg para a pesagem no dia anterior da luta, mas recuperam todo o peso até a hora exata", completa o professor.
Além da alimentação e dos exercícios, a global também conta com tratamentos estéticos como aliados do espelho. Ela utiliza três aparelhos: velashape (melhora a circulação e diminui celulites), accent (para flacidez) e o freeze (para gordura localizada e também ajuda na flacidez).
A mudança no corpo da artista já é nítida, como podemos conferir na festa de lançamento de uma coleção de joias esta semana. Com um vestido preto, Deborah estava novamente deslumbrante. A doutora ainda não fez a pesagem da atriz, pois estão esperando as últimas semanas de ganho de peso.
Agora, confira a terceira fase da dieta - já com alimentos sólidos - que o Purepeople teve acesso para você. Não esqueça que Deborah está engordando com esse cardápio...Café da manhã
Escolher uma das opções;
1) 2 torradas de pão sem glúten ou 2 torradas de pão integral sem casca com 2 colheres de sobremesa de cottage. ½ papaia ou 1 pêra ou morangos (8 unidades)
2) 2 cream crackers com geleia diet ou cream cheese light. 1 clara de ovo mexida. ½ papaia ou 1 pêra ou morangos (8 unidades)
3) 1 copo de leite de baixa lactose batido com morangos congelados (até aproximadamente 8 unidades) e 1 colher de sopa de farinha de linhaça. 1 torrada de pão sem glúten ou pão integral sem casca com mínima quantidade possível de cream cheese light + blanquete de peru (aprox. 2 rodelas).
Pós academia: 1 colher dosadora de whey (suplemento alimentar) em água de côco. 1 fruta de escolha.
Intervalo da manhã (dias sem academia): Barrinha tipo Good Soy (ou 1 bolinho de soja ou aprox. 6 unidades de biscoitos tipo Aruba (lojas de produtos naturais) ou 1 barrinha tipo Bio2 (lojas de produtos naturais).
Almoço e Jantar: Algumas opções já montadas ao final.
Intervalo da tarde: 1 sanduíche no pão integral sem casca com cottage ou ricota ou 1 barrinha de proteínas ou 1 brownie de proteína.
Algumas opções já montadas:
1) 3 colheres de sopa de purê de batata. 1 concha de carne moída (sem tomate), 1 prato de folhas com palmito, pepino, brócolis; 1 colher de sobremesa de azeite.
2) 1 fatia média de quiche de queijo minas. 1 prato de folhas com palmito, pepino, abobrinha cozida e ralada por cima da salada; 1 colher de sobremesa de azeite.
3) 3 colheres de sopa de arroz com 1 concha de feijão. Aproximadamente 4 almôndegas de frango. 1 prato de folhas com rabanetes, palmito; 1 colher de sobremesa de azeite.
4) 1 fatia média de quiche de brócolis. 1 prato de folhas com palmito, pepino, champignons; 1 colher de sobremesa de azeite.
5) 3 colheres de sopa de arroz misturado com salsinha a gosto, chuchu refogado e picado a gosto e 1 prato de sobremesa raso de camarões cozidos.
6) Aproximadamente 2 pegadas de massa (se possível integral) com 1 posta média de salmão grelhado e fatiado, e brócolis picado. 1 prato de folhas com palmito, pepino; 1 colher de sobremesa de azeite.
7) 3 colheres de sopa de arroz com 1 concha de feijão. 2 quadradinhos de kibe de bandeja. Couve mineira refogada em quantidade a gosto.
8) 3 colheres de sopa de purê de couve-flor, 1 concha de carne moída de frango. 1 prato de folhas com 3 colheres de sopa de cenoura ralada, palmito, pepino; 1 colher de sobremesa de azeite.
9) 3 colheres de sopa de arroz de brócolis. 1 concha de frango ensopado com quiabo. 1 prato de folhas com palmito, pepino; 1 colher de sobremesa de azeite.
10) 3 colheres de sopa de arroz com 1 concha de lentilhas, cebola. 1 concha de carne moída (sem tomate). Couve mineira a gosto.
(Por Alberto Lobo)