José Luiz Datena vai deixar a televisão brasileira para se candidatar à presidência da República no ano que vem, quando Faustão passa a apresentar programa diário na Band. No comando do "Brasil Urgente" desde 2003, com breves períodos de afastamento, Datena deu a notícia na última terça-feira (12).
"Platão, que foi um sábio, dizia: se você não entrar na política e não for um bom cidadão, com boa intenção – e meu único interesse em entrar na política, o mau político continuará lá e ele vai ocupar o lugar do bom político", disse ele durante o programa policial ao vivo.
Datena, de 64 anos, é pré-candidato pelo PSL, o Partido Social Liberal, o mesmo que levou Bolsonaro à Presidência, antes do político se desfiliar ao partido e crescer em rejeição popular, com polêmicas com famosos como Xuxa, mais recentemente.
Para 2022, o PSL se fundiu com o Democratas (DEM), formando o novo partido União Brasil. Além de Datena, outros dois pré-candidatos da fusão são: o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do mesmo partido.
Além deles, o partido quer outro candidato para 2022: o ex-ministro da Justiça que ganhou grande notoriedade no caso do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), Sérgio Moro.
Ao anunciar sua saída da Band, Datena ainda contou aos telespectadores que já queria entrar na política, mas tinha receio. "Um dia, um político importante disse que o político tem senso ridículo. O outro me disse que político não pode ter ética. Por essas frases e outras eu não entrei para a política até agora", revelou.
Em 2018, o apresentador era filiado ao DEM e chegou a ser pré-candidato ao Senado por São Paulo. Datena era aliado de João Dória (PSDB), que lançava sua candidatura ao governo do estado.
No entanto, cerca de um mês depois de anunciar que iria sair da Band, o jornalista voltou atrás. Na época, ele explicou que sofreu pressão da família para não se candidatar e disse que ainda não era a hora.
Desta vez, Datena parece certo da decisão. O apresentador não costuma dar muita satisfação aos fãs, como foi o caso de quando passou por breve período na Record. O comunicador deixou a Band em 2011, assinando contrato com a emissora de Edir Macedo para apresentar o "Cidade Alerta".
No mês seguinte, entretanto, Datena encerrou o programa com a frase: "Muito obrigado e até um dia". É que ele já havia assinado contrato de rescisão com Record, apenas 43 dias depois de entrar no programa. Enquanto isso, continuava próximo dos diretores e grandes nomes dos bastidores da Band.
Na época, ele chegou a dar entrevistas explicando suas insatisfações com a Record e motivos para ter saído da emissora. Um deles foi as frequentes mudanças de horário de exibição da atração.
Desta vez, Datena não disse quando exatamente será seu último programa, mas, pela lei, ele tem até meados do ano que vem para fazê-lo. Assim, talvez Datena ainda divida as telas brasileiras com Faustão na mesma emissora, já que o programa do ex-global estreia em 2022.