Faustão foi companhia de milhões de brasileiros durante décadas. O apresentador iniciou a carreira no rádio ainda na década de 1960 e em 1984, estreou na TV, de onde só saiu em 2023, após o fim do seu vínculo com a Band.
Apesar de ser uma das figuras mais conhecidas do Brasil, a vasta experiência de Faustão no ramo da comunicação ainda reserva curiosidades desconhecidas do grande público. O Purepeople separou 3 fatos curiosos sobre a vida e o legado do apresentador e deseja uma excelente recuperação para este grande ícone, internado desde o último dia 5 por um quadro de insuficiência cardíaca.
Antes de se consagrar como um dos maiores animadores do Brasil, Faustão trilhou um caminho no jornalismo e chegou a fazer parte de coberturas importantes. Em 1974, ele cobriu o incêndio do Edifício Joelma, causado por um curto circuito em um ar-condicionado e que levou 187 pessoas a óbito.
Em entrevista ao "Programa do Jô", em 2016, Faustão relatou como foi difícil a tarefa de fazer essa cobertura. "Você está cobrindo um incêndio ao vivo, de repente a pessoa com desespero pula do prédio e você vê um corpo humano estourando como uma bolsa de plástico. É preciso engolir seco e ter equilíbrio", descreveu.
Faustão relatou que esse tipo de experiência no jornalismo o ajudou a ter domínio dos programas ao vivo. "Essa coisa do jornalismo, como por exemplo cobrir eventos dinâmicos, eu aprendi fazer ao vivo. Me ajudou a fazer programa como o 'Domingão'", destacou.
Discreto sobre a vida pessoal, Faustão já foi casado três vezes e, fora os matrimônios, poucos romances do apresentador se tornaram públicos. Um deles foi com Claudia Raia. A atriz revelou que teve um envolvimento amoroso que quase virou namoro com o apresentador nos começo dos anos 1990. Hoje, os dois são amigos.
"Teve todo esse momento, todo esse movimento, todo esse empenho. Foi uma tentativa dele de romance, mas acabou não acontecendo. Virou uma grande amizade, e a gente nunca mais se desgrudou", disse Claudia, em entrevista ao "Fantástico".
Ao longo de mais de 30 anos no ramo do entretenimento, Faustão eternizou uma série de bordões. Um dos mais famosos, o "Quem sabe faz ao vivo", nasceu graças a uma participação do Paralamas do Sucesso no "Perdidos na Noite". Quem contou a história foi o baterista João Barone, durante participação no podcast "Corredor 5".
"Fomos no programa e era playback, como era no Chacrinha e nos outros programas. Falamos que era algo horrível, ter que ficar fingindo que tá tocando! Aí o Faustão disse que da próxima vez ia fazer algo ao vivo mesmo. Aí voltamos lá, e ele falou: 'Quero ver agora! Quem sabe faz ao vivo!'. Foi a primeira vez", contou o baterista.