A coroação do Rei Charles III acontece neste sábado (6) oito meses após a morte da Rainha Elizabeth II para mais de 2.200 convidados em uma cerimônia histórica - não ocorria há 70 anos - e repleta de curiosidades. Mais rico que a própria mãe, é o soberano quem vai bancar a festa de coroação? E quanto a comemoração irá custar?
Se você acha que o pai de William e Harry e avô de cinco netos - incluindo a princesa Charlotte, comparada ao pai em foto divulgada esta semana - e cheio de manias extravagantes é quem vai sentir doer no bolso os custos... está errado. A coroação dividida em três partes vai ser paga pela população inglesa.
E deverá custar aproximadamente 100 milhões de libras! Trazendo para o real, quase 624 milhões! A informação é da revista "Time". Para se ter uma ideia, o valor é maior que o prêmio da Mega da Virada 2022/2023, que ficou em cerca de R$ 541 milhões.
Claro que o custo gigante tem desagradado parte da população britânica, em especial a mais jovem. Isso porque a Inglaterra ainda sofre com a inflação - embora não chegue perto dos 100% da registrada na Argentina. Uma pesquisa indicou que 50% dos que têm acima de 18 anos acreditam que os cofres públicos não deveriam arcar com a coroação.
Já 32% afirmaram que sim, e 18% não souberam dizer. Se forem analisadas as pessoas acima de 50 anos, 39% acreditam que o país deve, sim, pagar a coroação. O índice recua para 25% entre os que tem entre 25 a 49 anos.
É bom lembrar ainda que Meghan Markle, uma das duas noras de Charles III, não estará na cerimônia de coroação do novo rei. E a mulher de Harry não foi a única a dizer "não" para o convite. O papa Francisco é outra figura importante que não embarcou para ver Charles III ser coroado o novo rei inglês, assim como o cantor Elton John.