Faltam 10 dias para a coroação do Rei Charles III e muitas dúvidas a respeito da Família Real britânica têm surgido. Uma das principais está relacionada ao título que Camilla Parker-Bowles recebeu. Desde a morte de Rainha Elizabeth II, a esposa do Soberano se tornou Rainha consorte.
Mas, afinal, o que esse título representa e qual a diferença de uma rainha "tradicional"? Rainha consorte é um título dado à esposa do Rei. A diferença da Rainha "tradicional", também chamada de Rainha regente, é o berço. Apenas mulheres que já nasceram na Família Real e assumem o trono por conta da linha de sucessão podem ser chamadas pura e simplesmente de Rainha.
Portanto, Camilla é a atual Rainha consorte do Reino Unido e Kate Middleton ganhará este título quando seu esposo assumir. Atualmente, a mulher mais próxima de poder alcançar o título de Rainha é a Princesa Charlotte, filha de Príncipe William e a terceira na linha de sucessão. No entanto, para tal, o Príncipe George, o segundo, teria que morrer ou abdicar do cargo sem deixar herdeiros.
Apesar do título "consorte" denotar um status inferior, Camilla tem a mesma posição do marido. A diferença está nos poderes. Uma Rainha consorte atua como uma espécie de conselheira, enquanto a Rainha gerente tem plena soberania política. "O objetivo [da Rainha consorte] é fornecer companheirismo e apoio moral e prático", diz o Palácio de Buckingham.
Camilla pode substituir o companheiro em funções, comemorações e compromissos e, também, tem a oportunidade de virar patrona de instituições. No entanto, a Rainha consorte nunca pode agir por conta própria. Todas as suas decisões precisam ser feitas de acordo com as instruções diretas do Rei. Além disso, ela não tem direito de tomar decisões políticas de grande impacto, como a escolha do primeiro-ministro.
Por fim, o cargo de Rainha consorte é um tanto quanto frágil. Afinal, ele sempre será ocupado pela esposa do Rei. Se Charles decidir se divorciar de Camilla tal qual fez no passado com Diana, ela automaticamente perde o título.
Desde 2005, quando Charles e Camilla se casaram, houve muito burburinho se ela seria alçada ao posto de Rainha consorte. Amante do então Príncipe, ela não era uma pessoa muito benquista no Reino Unido. Em respeito à memória de Diana (e temendo mais uma crise de popularidade), ela rejeitou o título de Princesa de Gales, optando por ser chamada de duquesa de Cornualha. Foi informado, na época, que quando o marido assumisse o trono, ela se tornaria a Princesa consorte, um título que sequer existe.
Em fevereiro de 2022, já preparando o terreno para sua passagem, Elizabeth II fez um apelo à população do Reino Unido: que reconheça e abrace Camilla como sua Rainha consorte.
"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal", afirmou Elizabeth II, na celebração dos 70 anos do seu reinado.