Corithians x Fortaleza fazem nesta terça-feira (26) o primeiro jogo da semifinal da Sul-Americana 2023. A partida acontece na Neoquímica Arena em São Paulo às 21h30 e vai ter transmissão do SBT. Pela emissora de Silvio Santos quem vai narrar a partida será Cleber Machado, estreando no canal após demissão da Globo no começo do ano e rápida passagem pela Record TV.
E por falar na Globo, a emissora vai exibir Corinthians x Fortaleza? Não. Na TV aberta, só o SBT vai exibir o confronto entre corintianos e tricolores a partir de 21h15. A emissora carioca estará exibindo os minutos finais do "Jornal Nacional" e os capítulos de "Terra e Paixão" e "Todas as Flores".
Na TV fechada, ESPN e Star+ ficam responsáveis pela transmissão. O segundo jogo entre Corinthians e Fortaleza será no dia 3 de outubro (terça-feira) igualmente às 21h30, no Castelão, na capital do Ceará. O vencedor encara LDU (Equador) e Defensa y Justicia (Argentina) na final de partida única em 28 de outubro.
O canal Paramount+ é quem vai mostrar LDU x Defensa y Justicia, mas na quarta-feira (27) às 19h no estádio Rodrigo Paz Delgado, no Equador. O jogo de volta será no Norberto "Tito" Tomaghello, na Argentina, igualmente às 19h da quarta-feira, dia 4.
Eliminado na fase de grupos da Libertadores-2023, o time paulista entrou na Sul-Americana nas oitavas de final enfrentando o Newell's Old Boys (Argentina), vencendo por 2 x 0 e depois empatando sem gols. Nas quartas, outro clube "hermano" pela frente, o Estudiantes.
Dessa vez, 1 x 0 para cada lado em cada jogo. A decisão nos pênaltis (3 x 2) levou o Corinthians adiante.
A equipe nordestina ficou em primeiro lugar (15 pontos) na fase de grupos. A equipe venceu o San Lorenzo (Argentina) por 3 x 2 e 2 x 0, derrotou o Palestino (Chile) por 4 x 0 e 2 x 1, e superou o Estudiantes de Mérida (Venezuela) por 6 x 1; os colombianos acabaram derrotando o Fortaleza (1 x 0) ao jogarem em casa.
Depois, o Fortaleza despachou o Libertad (Paraguai, 1 x 0 e 1 x 1) e o América-MG (3 x 1 e 2 x 1).
A LDU foi a líder de seu grupo (12 pontos), com dois empates sem gols contra o Botafogo. Diante do Universidad César Vallejo (Peru), duas vitórias (3 x 0 e 2 x 1) e contra o Magallanes (Chile), uma vitória (4 x 0) e um empate (1 x 1).
Nas oitavas, a LDU superou o Ñublense (Chile) nos pênaltis (4 x 3) após vitória (1 x 0) e derrota (2 x 3). Na fase seguinte, deixou o São Paulo para trás também nas penalidades (5 x 4), igualmente com vitória (2 x 1) e derrota (0 x 1).
Da mesma forma que LDU e Fortaleza, a equipe argentina fechou em primeiro lugar no seu grupo (15 pontos). O time derrotou o América-MG duas vezes (2 x 1 e 3 x 2) e fez o mesmo com o Peñarol (Uruguai, 4 x 1 e 3 x 0). Diante do Millionarios (Colômbia), uma vitória (3 x 1) e uma derrota (3 x 0).
O Defensa passou pelo Emelec (Equador, 2 x 1 e 1 x 0), nas oitavas, e pelo Botafogo (1 x 1 e 2 x 1), nas quartas.
Por enquanto, quatro times estão com dois títulos: Boca Juniors (Argentina), Athletico-PR, Independiente (Argentina) e Independiente del Valle (Equador). Corinthians e Fortaleza buscam o primeiro título, enquanto a LDU tenta o título que não vem desde 2009. O mesmo acontece com o Defensa, campeão em 2020.