No domingo (20), a Espanha foi a grande campeã da Copa do Mundo Feminina ao vencer por 1x0 a Inglaterra. Porém, o que chamou mesmo a atenção na comemoração do título foi uma cena inusitada entre o presidente da Federação Espanhola e a jogadora Jenni Hermoso.
Isso porque, durante a cerimônia de entrega de medalhas, Luis Rubiales segurou a cabeça da camisa 10 com as duas mãos e deu um selinho nela em comemoração. A cena logo chocou o mundo pois não pareceu ser natural para a jogadora, que ficou visivelmente desconfortável com o ato.
Momentos mais tarde, o Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha se pronunciou sobre o caso. A atitude de Luis foi bastante recriminada pelo órgão. "Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações", protestou o ministro.
Após toda repercussão, Luis Rubiales usou as redes sociais para publicar um vídeo falando sobre o caso. Nas imagens, o presidente miniminiza a gravidade do ato, mas pede desculpas.
"Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado", disse.
Durante uma live após o recebimento da medalha, é possível ver Hermoso falando que não tinha gostado do beijo. O clima no vestiário, porém, era em tom descontraído, o que está sendo visto como uma brincadeira da jogadora com o presidente.
Em uma declaração à Real Federação Espanhola de Futebol, Jenni Hermoso tranquilizou a todos sobre a situação.
"Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que dá conquistar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido nota 10 e foi um gesto natural de carinho e gratidão", disse a jogadora.