O debate sobre o impacto da moda no planeta é crescente, evidenciando a necessidade de um consumo mais atento e que traga benefícios para todos os envolvidos no ciclo de produção da roupa ou acessório.
"Moda consciente nada mais é do que desenvolver consciência sobre o que se está consumindo. É ter conhecimento do processo de produção dessa peça até ela chegar até você e o que acontecerá com ela depois disso", destaca a influencer Laylä Föz ao Purepeople.
Expert no assunto, a influenciadora e empresária aponta alguns cuidados que podemos incluir no cotidiano. "Saber de onde vem o material, qual é o impacto dele no meio ambiente e para as pessoas que o produziram; saber sobre as condições de trabalho e remuneração para os trabalhadores envolvidos nessa cadeia; compreender quais projetos ou causas você está contribuindo ao financiar o consumo dessa marca", aponta.
Moda consciente é se informar para fazer escolhas mais elevadas, mais alinhadas com o que você acredita
1. Compre de produtores locais em escala artesanal: "Assim, além de empoderar a questão social, também isso implica em menos custos para a natureza do que se o produto viesse de longe, exigindo combustível e portanto emissão de poluentes para a logística".
2. Busque marcas que trabalhem com matéria prima sustentável: "Tecido, borracha, e até couro são materiais que já tem suas versões sustentáveis bem difundidas e não deve ser difícil de encontrar para o seu estilo. Priorize os materiais que gastam menos água, emitem menos CO2, são biodegradáveis ou de material reciclado".
3. Foque no que é atemporal: "Quando for comprar novas peças, pense naquilo que não sai de moda, não é apenas uma onda de fast fashion, algo que vai durar bastante tempo com você e não te obrigar a comprar novos modelinhos quando essa estampa sair de moda".
4. Pesquise sobre o background de produção da empresa: "Queira saber sobre como e quem fez sua roupa, intere-se sobre o processo que você está financiando ao consumir desse negócio".
5. Customize! "Nada mais consciente do que evitar o consumo de peças desnecessárias e atualizar as que já existem, aumentando o tempo de vida delas e suprindo sua demanda de modelitos novos. Ou compre essas reinvenções no que hoje chamamos de up-cycling. Atualize com recursos já disponíveis".
Quanto mais pessoas se adeptam ao movimento da moda consciente, mais se ajudando como um todo. "É uma mudança básica e aplicável que tem um impacto positivo exponencial, infinitos benefícios para o planeta e para a sociedade", destaca Laylä.
"Esse movimento tem efeito dominó em inúmeras outras causas, como diminuição da pobreza pagando de forma justa pela mão de obra, diminuição da fome como consequência, reconhecimento e empoderamento de produtores, melhoria das condições de trabalho, menos produção de lixo e menos emissões de gases poluentes na produção, limpeza da natureza na reciclagem de material para soluções sustentáveis de matéria prima, diminuição do consumo de água limpa, e por aí vai", encerra.