A uma semana do carnaval, Ivete Sangalo já está prontíssima para subir nos trios e curtir a folia. E nem mesmo a forte gripe, que a deixou de cama e a impediu de curtir o baile da Vogue, do qual era a madrinha, foi capaz de tirar o seu pique:
"Carnaval é um período especial e tocar em casa é sempre especial. É claro que tem o frio na barriga. Mas cada ano é diferente, cada Carnaval é diferente... É um amor lindo o nosso! O meu e o do público", diz a cantora em entrevista ao Purepeople.
Do dia 27 de fevereiro ao dia 5 de março, a agenda de Ivete está fechadíssima para os dias de folia. Em cima do trio, ela vai animar os blocos Cerveja & Cia e Coruja. A cantora ainda vai comandar um 'arrastão' pelo circuito Barra/Ondina na quarta-feira de cinzas. No dia seguinte, dia 6, ela vai para Nova York gravar participação no novo DVD da cantora italiana Laura Pausini, no Madison Square Garden, e no dia 8, ela segue para fazer um show em Angola. Para aguentar o pique, ela conta com o auxílio do marido, Daniel Cady , que também é o seu nutricionista.
Confira a seguir os segredos de Ivete para manter o pique durante o carnaval:
Cardápio saudável
"Nos dias de Carnaval sigo uma dieta de uma atleta. Para ter o pique de cantar 5, 6 horas no trio é preciso ter uma alimentação e hidratação bem equilibrada. Pela manhã, tomo um café da manhã reforçado com muitas frutas,raízes, banana-da-terra, água de coco e omelete. Enquanto estou me arrumando para a folia, faço um pequeno lanche à base de frutas e suco e/ou castanhas. No almoço, como um pouco menos que o habitual, pois geralmente é a refeição que antecede a maratona de trio elétrico. Geralmente é uma porção pequena de legumes e purê e um grelhado. Durante o percurso do trio elétrico, a hidratação é o mais importante. Chego a beber de dois a três litros de água mineral e água de coco durante o percurso. Além disso,é preciso repor também a energia gasta. Para isso, consumo frutas desidratadas (damasco, passas, ameixa), maçã, banana, castanhas e algum suplemento à base de carboidratos diluído em água"
Sem cansaço
"Quem disse que a energia em cima do trio é perdida? Ali a gente só ganha! Mas após a folia, uma refeição salgada é muito bem-vinda. Faço uma janta bem reforçada, geralmente muito parecida com o almoço só que em maior quantidade. A partir daí, continuo me alimentando com pequenos lanches à base de frutas e líquidos até a hora de dormir"
Marido e parceiro
"Daniel faz todo o meu cardápio. Eu sempre fui bem disciplinada e sigo tudo certinho. Mas tem sempre o dia livre para a guloseima"
Pernas bem torneadas
"Eu sempre malhei e durante o Carnaval a gente intensifica os exercícios aeróbicos e de perna, por conta do período em pé no trio. Não costumo perder peso durante o Carnaval, pois estou sempre buscando ficar hidratada e alimentada. Você perde líquido, mas repõe".
Surpresas no trio
"Todo Carnaval eu trago um tema e o deste ano será 'Eu quero a Paz!'. Nos três dias de bloco eu vou sair com uma temática: um dia Afro, outro Militar e no terceiro, Anos 70. O Carnaval é intenso por si só e a novidade sempre surge no meio da folia. Mas como se trata de Carnaval, de Bahia, estar em casa, tudo pode acontecer".
Amor pelo carnaval
"Representa muito estar em cima do trio. Carnaval é um período especial e tocar em casa é sempre especial. E claro que tem o frio na barriga. Cada ano é diferente. Cada Carnaval é diferente. É um amor lindo o nosso... O meu e o do público! A única coisa que não pode faltar nos dias de folia é o público!"
(Por Renata Mendonça)