TikTok, Instagram, Spotify e mais uma enxurrada de ferramentas se tornaram fundamentais na hora de lançar uma música. Se antes as produtoras se prendiam aos programas de TV e de rádio, hoje têm a oportunidade de colocar o produto em qualquer lugar. Afinal, as pessoas estão em todos os espaços!
Mesmo assim, muitos artistas erram na hora de divulgar e perdem a chance de criar hits. Pensando nisso, Thiago Gaúcho, empresário no ramo da música com mais de 19 anos de carreira, traz dicas fundamentais para bombar uma campanha. Confira!
1. Constância nas redes sociais
É quase uma obrigação para qualquer pessoa pública. E não basta apenas ter um perfil, mas é preciso postar, fazer reels, contar o dia a dia e estar em diversas plataformas. Isso ajuda a fazer um clima em pré-lançamentos e aumentar o seu alcance.
2. Fidelização de público
Quando você cria uma presença nas redes, automaticamente irá atrair a atenção de um certo perfil de consumidor. Por isso pense em trazer pessoas e criar vínculos com elas.
3. Conteúdo criativo e inovador
Pense fora da casinha. Com a sua presença nas redes, cative todos a saber mais sobre a sua música e trabalho. Use a curiosidade das pessoas como uma arma importante.
4. Definição de público alvo
Após tudo isso, o artista terá um público com características próprias e de estilos bem específicos. É super importante conhecer essa gente e entender o que eles pedem, pois isso fará a diferença.
5. Repertório de qualidade
Não adianta criar todo um ambiente legal e não ter um algo a mais. É nesse momento que um beat bem elaborado, uma letra diferente, um feat marcante e um clipe especial fazem a diferença no seu repertório.
6. Estratégias de marketing musical condizentes com as dicas acima
É possível pensar em ideias diferentes do mercado, mas não dá para fugir do que já foi dito no texto. Encaixe cada dica em seu devido lugar e estruture o seu projeto.
7. Se atente à diferença e trabalhe duro
Marketing convencional e marketing musical, apesar de ser marketing, são coisas completamente distintas. Saiba ter estratégias alinhadas com o que você busca e transforme o seu lançamento em algo único.