Se preocupar com a saúde e a aparência das unhas pode ser visto como algo banal para algumas mulheres, mas pode ser um passo importante para evitar a proliferação de micoses, além de influenciar na duração do esmalte. Da mesma maneira que alguns costumes como tirar a cutícula podem interferir na qualidade das unhas, alguns hábitos prometem ajudar a salvá-las, deixando-as mais fortes, principalmente quando o assunto é micose. Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Damiê De Villa esclarece como dificultar o surgimento de doenças como micose e também aponta a melhor maneira de tratamento para tal problema.
É comum que algumas manchas brancas apareçam, podendo ser tanto na superfície quanto embaixo da unha, e esse é o principal fator de reconhecimento da doença, mas o que será que provoca as micoses? "Quando elas dão nas unhas, elas são ocasionadas por fungos", aponta o especialista do Kurotel, Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado. O problema não costuma surgir diretamente nas unhas e é mais comum começar na sola do pé para depois se difundir com a ajuda de sapatos fechados. Entre todos os tipos de micose, o profissional cita os que mais aparecem: "Sendo os mais comumente encontrados os dermatófitos e a Cândida."
Para não ter que lidar com a doença, que costuma ter um tratamento demorado, existem alguns cuidados que são recomendados para dificultar o surgimento dos sintomas. "A forma de evitar a micose de unhas é manter sempre as unhas cortadas, limpas e secas", explica o dermatologista, citando uma precaução também utilizada para impedir que as unhas descamem. Alguns costumes podem colaborar para combater o problema. "Além disso deve-se evitar andar com os pés descalços, principalmente onde há troncos em decomposição e em locais onde transitam animais como gatos e cachorros", declara Damiê ao relatar: "Mexer muito em água também contribui para o alastramento. Então devemos evitar esses hábitos para manter as unhas saudáveis."
Mesmo seguindo os conselhos dados pelo dermatologista, pode ser que a micose apareça e, apesar de ser demorado, existe um método para combatê-la. "Para o tratamento da micose das unhas é importante que se procure um médico dermatologista que identificará o problema é lhe dará o tratamento correto", sugere o especialista ao esclarecer: "É importante não realizar o tratamento sem a certeza de que é uma micose e qual o tipo porque a maioria dos medicamentos trazem efeitos colaterais." A alimentação também costuma influenciar na saúde e a jabuticaba promete recuperar a aparência saudável das unhas.
(Por Fernanda Casagrande)