Além de colaborar para que o esmalte dure mais tempo nas mãos, o cuidado com as unhas é considerado um aliado extremamente importante para mantê-las mais fortes e, dessa maneira, evitando que elas quebrem. Apesar disso, nem sempre é possível deixá-las intactas e, muitas vezes, as unhas acabam quebrando de uma maneira diferente, soltando a camada mais superficial que, normalmente, é localizada no topo das unhas. Mas, afinal, o que provoca o descamamento delas? Em entrevista para o Purepeople, a manicure do Jacques Janine Fashion Mall, Vanessa Abreu, esclarece quais são os motivos para isso e também recomenda a melhor maneira de lidar quando acontecer.
Conhecer os melhores ingredientes para adicioná-los no cardápio diariamente é uma das medidas que mais influenciam na qualidade das unhas. "Geralmente, o descamamento das unhas é provocados por uma deficiência de vitaminas ou hormonal e, para isso, uma dermatologista deve ser procurada", declara a especialista ao citar a relevância dos alimentos como a jabuticaba na saúde das unhas: "A alimentação está diretamente ligada e o uso de bons cosméticos como uma base fortalecedora também." Além disso, escolher o produto ideal para retirar as cores deixadas pelo esmalte também influencia. "Evite acetona e substitua pelo removedor de esmaltes", sugere a profissional ao acrescentar: "Unhas alongadas contribuem significativamente para evitar o problema."
Muitas mulheres acreditam que a melhor solução para lidar com o problema é não mexer na unha descamada ao invés de retirar a parte que já está soltando, mas isso não é o mais adequado. "Deve-se lixar com lixa esponja para igualar e tirar a parte descamada", indica a manicure ao explicar: "Pois cedo ou tarde isso vai acontecer e pode estragar todo o esmalte da unha." Quando a unha solta essa parte superficial e descama, é possível reverter essa situação, retirando a parte aparentemente mais fraca. "Tire o esmalte e corte-as rente aos dedos, pois já é um sinal de fraqueza das unhas. Além disso, lixe as unhas com a lixa esponja para polir a superfície", recomenda Vanessa ao ensinar outros truques: "Hidratar as unhas também ajuda a mantê-las bonitas e sem descamação, além de nunca deixá-las sem base."
(Por Fernanda Casagrande)