Em 1999, o 'Fantástico' lançou um quadro com um ilusionista chamado Mister M, que tinha como objetivo revelar os segredos por trás de grandes truques. Não demorou muito para o ator se tornar um verdadeiro fenômeno no país, mas o sucesso também trouxe bastante dor de cabeça. O mascarado chegou a ser ameaçado de morte e levou a Globo a ter problemas na Justiça. Mas, por onde ele anda agora?
Antes de estrear na Globo, o programa de Mister M já havia sido exibido nos Estados Unidos pela Fox, entre 1997 e 1999, e se chamava "Breaking the Magician's Code". Conhecido pelo nome artístico de Val Valentino, o ator escolheu aparecer mascarado justamente para instigar ainda mais a curiosidade do público. Além disso, o intuito de revelar segredos do ilusionismo era para inspirar os jovens a se interessarem pelo assunto.
Após o fim do Mister M, Val Valentino, ou Leonard Montano, como se chamava verdadeiramente, revelou ter noção de que não era querido pelos seus colegas de profissão por revelar os segredos do ilusionismo. Na verdade, o negócio foi bem mais sério. Em 2020, em entrevista o 'The Noite', ele declarou que chegou a correr risco de morte. "Os mágicos formara uma organização contra a revelação dos truques. Eles juntaram dinheiro para contratar um gângster e me assassinar. Isso está documentado", revelou.
A situação do ilusionista também não foi fácil aqui no Brasil. Dois meses após o programa estrear, o 'Fantástico' foi acionado judicialmente e obrigado a tirar o quadro do Mister M do ar. Uma associação de mágicos gaúchos entrou com uma ação contra o programa pois se sentiam prejudicados com a revelação dos truques, além de acharam que o ilusionista menosprezava "a arte mágica". A emissora, no então, conseguiu reverter a situação.
Nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, Leonard Montano ainda vive no país, mas atualmente fora dos holofotes. Aos 67 anos, usa suas redes sociais para divulgar o trabalho de outros ilusionistas. Em 2011, foi diagnosticado com câncer de próstada e parou de trabalhar. Anos depois, em 2017, deu uma entrevista ao 'Domingo Espetacular', na Record, alegando problemas financeiros. Felizmente, em 2019, ele anunciou que estava curado.