Quando apareceu na TV Manchete pela primeira vez, na pele de Juma Marruá, Cristiana Oliveira tinha apenas 27 anos e uma sensualidade desconcertante. Agora, prestes a completar 50 anos de idade, a atriz nem parece carregar o peso desses mais de 20 anos. "O que me deixa triste é que vamos envelhecer e morrer, é a ordem natural das coisas. Mas não me preocupo tanto, é algo inevitável. Eu amo a vida de um jeito absurdo!", diz em entrevista ao Purepeople.
Para Cristiana, no entanto, a constante prática de exercícios e a alimentação equilibrada passam longe da estética. "Minha angústia é perceber que com a idade a saúde vai ficando mais delicada, as dores começam a surgir. E para evitar isso ao máximo eu procuro levar uma vida o mais saudável possível", garante.
Apesar de não se mostrar preocupada, Cristiana também sofre cobranças. "Estar na mídia, principalmente na TV, gera uma cobrança cruel, especialmente com as mulheres. Mas temos que saber lidar de forma madura e tentar não sofrer com isso. Mas tem muita gente equivocada nesse meio que acha que ser aceita fisicamente tem mais valor que ser saudável. Acho triste". E finaliza: "Nunca quis morrer jovem, então o tempo vai me dar as rugas que tem que dar".
E pelo visto, levar a vida de forma leve tem trazido bons frutos - e um corpão invejável - para a atriz. Prova disso é que no teatro, na peça "Feliz por Nada", baseada no livro homônimo de Martha Medeiros, que estreia dia 17 de outubro no Rio, Cristiana vai viver uma mulher de 40". "Mas sabe que dos 40 para os 50 eu não vi tanta diferença. Estou mais amadurecida, é claro, mas esses 10 anos passaram tão rápido".
Cristiana, de fato, está radiante. O motivo atende pelo nome de Miguel, seu primeiro neto. O menino, de quase oito meses, é filho de Rafaella, de 25 anos, a primogênita da atriz, que também é mãe de Antônia, de 14. "Ele é uma paixão, o nosso homem da família. Nós três sempre fomos muito unidas, mas ele veio coroar isso".
O chamego com o neto, no entanto, só tem ficado mais de lado por causa da correria do trabalho. "Tenho curtido menos ele do que eu gostaria, mas sempre que posso dou uma escapadinha. Gosto de ir com ele à praia. Ele adora comer areia!", diverte-se, contando que, para ela, o importante mesmo é deixar o neto o maior tempo possível em contato com a natureza.
Mãe aos 23 anos de idade, Cristiana conta que, na época, teve mais tempo para cuidar de sua primeira filha. "Passei dois anos e meio me dedicando exclusivamente a ela. Não tinha babá e o pai dela trabalhava, então era tudo comigo. Só depois disso fui para a TV fazer a minha primeira novela". E diz, babona, que a diferença entre sua relação com as filhas e com o neto é que "ser avó é ser mãe com açúcar". "Tento me controlar, mas não tem jeito, eu mimo mesmo".
(Por Carmen Moreira)