Quem viu Chay Suede brilhar em "Império", onde interpretou o protagonista José Alfredo na primeira fase da trama, nem imagina que o ator teve muitas dúvidas antes de iniciar na carreira artística. "Comecei com 17 anos. Eu era muito tímido e meu pai praticamente me forçou a participar do 'Ídolos', em 2010", disse Chay, em entrevista ao site do autor Aguinaldo Silva.
A participação no reality show musical da Record não terminou com uma vitória – Chay ficou em 4º lugar –, mas acabou alavancando a carreira do artista, embora ele nem conseguisse se ver como tal.
"Eu tinha passado para a faculdade de cinema, no Espírito Santo, queria fazer roteiros, trabalhar atrás das câmeras. E a Record me convidou pra fazer 'Rebelde', mas rejeitei a proposta. Eles insistiram, e eu sempre rejeitava. Aí, conversaram com a minha família. Quando dei por conta já estava na novela. Completamente cru, no meu canto, quietinho. Até que fui me soltando, tomando gosto por atuar", detalhou, relembrando o folhetim teen.
O sucesso que faz hoje, aos 22 anos, Chay sabiamente credita ao pai, seu maior incentivador. "Ele achava que eu tinha potencial artístico mesmo sem saber, e investia sua vibração positiva, me impulsionava".
E a porção músico, ele avisa, não ficou no passado. Nos próximos meses, Chay vai gravar um EP com cinco canções, sendo uma delas com a participação do colega Alexandre Nero, que também é cantor e instrumentista.