Neymar se defendeu das críticas após sua transferência para o Paris Saint-Germain - a mais cara da história do futebol - durante coletiva de imprensa ocorrida nesta sexta-feira (4) no estádio Parc des Princes, em Paris. Desde os torcedores do Barcelona até a mídia esportiva mundial, o atacante tem sido chamado, entre outros termos pejorativos, de mercenário e traidor por ter deixado o clube catalão depois de uma negociação envolvendo 222 milhões de euros - cerca de 820 milhões de reais - e um salário anual de R$ 148 milhões para jogar no time francês.
Ao lado de Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, Neymar afirmou que a questão financeira não foi decisiva em sua escolha. "O que eu tenho para dizer é que essas pessoas que pensam que vim por dinheiro não sabem nada da minha vida. Nunca fui movido por dinheiro. A primeira coisa que penso é a minha felicidade e da minha família. Se eu pensasse só em dinheiro estaria em outro lugar. Só tenho a lamentar que tenha gente que pense dessa forma", declarou o jogador que curtiu post de Xuxa em homenagem ao aniversário de Bruna Marquezine, sua ex-namorada. Em apoio a Neymar, o representante do clube fez coro: "Posso garantir que não veio por dinheiro, poderia ganhar mais em outro lugar. Neymar veio para fazer história no PSG, fazer história conosco".
Depois de ter feito história no Barcelona, onde conquistou títulos e também se emocionou ao ser desclassificado de competição, Neymar se mostra entristecido com o adeus dado pela torcida do espanhol, que o tem chamado de mercenário. "Não fiz nada de errado. Fico triste de que a maioria, ou a minoria, não sei, pense dessa forma. Nunca faltei ao respeito com o clube ou com a torcida. Nós não somos obrigados a ficar em um clube. Acho que eu estou no meu direito, não faltei com respeito com ninguém. Sou muito grato a todos no Barcelona e fico triste que algumas pessoas pensem assim", disse o craque que recentemente curtiu show acompanhado de Demi Lovato.
Apesar dos julgamentos, Neymar se mostra agradecido ao carinho que os torcedores do ex-clube tiveram por ele, e afirma que sua decisão foi pessoal. "A mensagem que eu deixo é de muito carinho e respeito ao Barcelona. Fui muito feliz nesse clube, fiz uma história no Barcelona, ganhei muitos títulos, fiz gols... Infelizmente não dá para deixar todo mundo feliz, os torcedores são passionais", falou. "Foi muito difícil, mas estou muito feliz. Foi o que meu coração pediu e a direção que Deus me deu."
Também foi apontado como uma das razões para a transferência um possível desejo de Neymar de brilhar sozinho em um clube, já que no Barcelona ele dividia os holofotes com Messi, de quem é amigo e prestigiou casamento em julho. "A questão do protagonismo não influenciou nada. Eu vim para buscar um desafio diferente, não estava incomodado no Barcelona", afirmou. "Protagonismo é algo relativo e nunca busquei isso. Vim buscar algo novo, títulos, o que a torcida merece. Sou movido a desafios e por isso estou aqui."
(Por Carol Borges)