Logo que chegou ao Rio de Janeiro, vinda de Goiânia, Neidinha (Jessica Barbosa) não imaginava que por trás de tantas belezas naturais a cidade poderia lhe oferecer alguns riscos. Inocente, ela acabou entrando em uma van para chegar ao Leblon, onde estava hospedada, e foi violentada por três homens.
A cena, que foi ao ar na última segunda-feira na novela "Em Família", durou pouco mais de um minuto e claramente foi inspirada no estupro de uma jovem americana em uma van do Rio, em 2013. Mas, segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo" desta quarta-feira (12), a sequência não foi ao ar na íntegra. Ela precisou ser editada a pedido da direção da TV Globo, que a considerou "forte demais".
Para gravar a cena, carregada de tensão, a atriz Jessica Barbosa, estreante em novelas, contou que também buscou referências em histórias reais para se preparar e que antes do "gravando", procurou ficar sozinha para sentir o medo de sua personagem. "Fiquei sentada sozinha sentindo o breu da noite. E isso foi me dando muito medo, porque ninguém para para ver o dia anoitecer, ele simplesmente acontece", descreveu.
O estupro, além de ser um trauma para a personagem, trará consequências. Neidinha engravida após a agressão e dará à luz Alice, que nem desconfiará que é fruto desta violência. Segundo Manoel Carlos, autor da trama, "a Alice vai sair à procura desse pai estuprador que ela teve. Como faltam referências objetivas dos autores, vai repercutir bastante".