Carolina Dieckmann já está se despedindo de Iolanda, sua personagem na novela "Joia Rara", que chega ao fim nesta sexta-feira (4). Para a atriz, muito mais que outro papel na TV, Iolanda marca um novo ciclo em sua carreira de atriz. "Ela é a primeira de um novo leque de personagens, de uma nova idade, de uma nova maturidade. E estou muito feliz por ter começado esse momento com ela", disse Carolina ao site oficial da trama das seis.
Apesar de super romântica, Iolanda precisou sacrificar seu verdadeiro amor para se casar com o vilão Ernest (José de Abreu) e, assim, salvar seu pai das dívidas. No final, como toda boa mocinha, conseguiu encontrar a felicidade nos braços de Mundo (Domingos Montagner), seu grande amor.
Para a atriz, de 35 anos, Iolanda tem um diferencial se comparada com as outras mocinhas que viveu na ficção. "Ela foi a minha primeira personagem madura. Fiz muitas mocinhas, uma após a outra, nas quais o modo de se relacionar com a vida acaba ficando um pouco comum por causa da idade, da imaturidade", acredita Carolina.
Além do apego pelo que significou esta personagem, Carolina acredita que terá dificuldade para se despedir dos cabelos, loiríssimos, usados pela personagem. "Vou ficar desesperada quando a raiz começar a crescer, porque amo esse visual do cabelo de uma cor só. Vou estranhar, mas isso vai fazer parte do desapego, dessa saída da personagem, de ver essa transformação palpável e lidar com ela", acredita a atriz.
Mas a atriz vai além: "Mesmo que ao final de um trabalho você faça amigos que levará para a vida toda, a convivência diária com eles acaba. Antes mesmo da gravação da última cena já vai surgindo aquela saudade antecipada. Vai dando uma tristeza por saber que não vou mais encontrar essas pessoas que gostaria de ver sempre, com as quais eu gostaria de trabalhar outras vezes. Essa é a primeira coisa que eu penso quando um personagem acaba".