Carol Duarte está fazendo sucesso e despertando a curiosidade do público ao interpretar Ivana, personagem trans da novela "A Força do Querer" (que chegou ao capítulo 100 com direito a uma superfesta com o elenco) que está descobrindo, aos poucos, sua verdadeira identidade de gênero. O público, que têm acompanhado todo o processo de transição da irmã de Ruy (Fiuk), tem debatido o assunto nas redes sociais e enviando - além de muitos elogios - perguntas à autora Glória Perez e a própria atriz sobre o futuro da personagem, desde a vida amorosa até uma possível transformação no visual após o uso de hormônios. Em entrevista ao "G Show" publicada neste domingo, 30, a atriz abriu o jogo sobre o assunto e disse não temer uma possível mudança: "Não tem nada definido da transformação física da Ivana e isso vai passo a passo. Eu estou preparada para o que tiver que acontecer.", garante.
Para quem pensa que o desafio de Ivana promete ser apenas dentro de casa - com a descoberta de Joyce e a aceitação da mãe sobre o assunto - é melhor se preparar. Segundo Carol, Ivana também passará pela provação da sociedade: "Vai ter um momento da Ivana de aceitação não só com a Joyce, mas com todos. Ainda é difícil para as pessoas aceitarem. A sociedade tem muitas barreiras. Na rua, ela vai ter que mostrar e descobrir esse lado dela", conta. "Ela vai ter que lutar para ser aceita do jeito que é", completa.
A entrada de Tarso Brant no elenco, antes conhecido (e assim chamado na novela) como Thereza Brant, o ator trans - que interpreta o novo amigo de Ivana e uma peça chave para o processo de descoberta da personagem - ganhou a aprovação da atriz: "A minha pesquisa para esse trabalho foi com várias pessoas trans e tive mais contato com o Tarso. Adorei saber que ele entrou na novela. O encontro da Ivana com o Tarso é bem bonito e estar com ele em cena é muito legal. Ele vai ajudar Ivana a descobrir e entender o que ela é", comenta.
O processo de descoberta de Ivana, que já garantiu cenas de arrepiar como o momento em que se descobre ser transgênero e afirma 'estar em um corpo errado', ainda promete arrancar fortes emoções não só dos telespectadores, mas também da atriz: "É uma esperança de que tudo vai ficar bem e que tem outras pessoas que passaram pelo mesmo que ela. A angústia da Ivana vai acabar. Estou muito mexida e tocada com essas cenas", conclui Carol.
(Por Bianca Venturotti)