Josué (Sidney Sampaio) e Aruna (Thais Melchior) vão se casar no capítulo desta sexta-feira (5), da novela "A Terra Prometida". Outro casal que oficializa a união celebrada por Eleazar (Bernardo Velasco) é Salmon (Rafael Sardão) e Raabe (Miriam Freeland). A dupla cerimônia é observada de longe por Yana (Luciana Braga), nova vítima dos planos de Samara (Paloma Bernardi). A mãe de Aruna se emociona ao ver o casamento da filha.
Enquanto isso, inconformada, a vilã não esconde o seu ódio ao presenciar a união. A raiva de Samara tenta ser controlada por seus pais, Léia (Beth Goulart) e Quemuel (Raymundo de Souza), que afirma torcer pela felicidade da filha. Inconformada, a megera procura Yana para que ela deseje felicidade à mocinha, alvo de declaração de amor do marido.
Quem também fica irritada, mas por causa do casal Raabe/Salmon é Jéssica (Maytê Piragibe), que chega a chorar, sendo amparada por Iru (Guilherme Boury). Mesmo assim, os casais trocam alianças e as mulheres rodeiam seus maridos como parte do ritual, emocionando Elói (Cláudio Gabriel).
Lila vai ser tratada como filha, diz Raabe
Por fim, o Sumo Sacerdote declara Aruna e Josué casados, assim como Raabe e Salmon, que agradece o apoio de Zuma (Iran Meu Nego). Os quatro recebem dos convidados as felicitações e os cumprimentos. Raabe diz vai tratar Lila (Myrella Victória), sua cunhada, como filha. Na festa Isaque (Daniel Erthal) chama Adélia (Ray Erlich) para dançar, assim como Otniel (Leonardo Miggiorin) faz com Acsa (Marisol Ribeiro).
Já Mara (Cristiana Oliveira), a fugir do Gilgal e ser capturada por mercadores, critica a felicidade da família da ex-prostituta, que aparece grávida oito meses depois recebendo o carinho do marido. As declarações da ex-amante de Acã (Kadu Moliterno) e Jogli (Dudu Oliveira) irritam Elias. Após a passagem de tempo, Livana (Letícia Medina) terá dado à luz gêmeos e Ruth (Louise Marrie) terá se tornado mãe de uma menina, paparicada por ela, pelo marido, Boã (Tatsu Carvalho), e pela outra mulher dele, Sama (Andrea Avancini).
Iru impede afogamento de Jéssica
Um pouco antes da cerimônia, Quemuel é ameaçado pela filha que se ele não impedir o casamento, vai contar a verdade sobre a mãe de Aruna. Ao conversar com Samara, o líder tribal conta tudo sobre Yana. Quando descobre o que a vilã fez, Léia a repreende, mas mesmo assim Samara segue chantageando o pai. Logo depois, pai e filha vão para a tenda do líder de Israel e Quemuel avisa que permite o casamento de Aruna e Josué, deixando Samara irritada.
E um novo casal está prestes a se formar. Iru impede Jéssica de se afogar e diz que ela vai encontrar um novo amor, embora ele ainda se lembre de Melina (Carla Diaz). Já Mara não demora muito para conhecer a nova tenda de Ioná (Day Mesquita), a quem Aruna mostra o seu vestido de noiva, e Elói. A felicidade também chega em Rune (Douglas Sampaio), presenteado por Elidade (Guilherme Leme Garcia) com uma sela especial que o permite andar a cavalo.
Em outra ponta, Milah (Elizângela) ganha declaração do marido, Orias (Walter Breda), que diz ainda amar a filha, mas a felicidade da mãe de Raabe dura pouco porque logo vê manchas na pele, se assustando. Ainda no Gilgal, Gael (Miguel Costa) passa a falar mais.
Adonizedeque mantém prisioneiras no palácio
Já no reino de Jerusalém, Adonizedeque (Mário Frias) mantém refém a rainha e sua mãe, avisa Abul (Joelson Medeiros). O monarca conta que vai procurar as prisioneiras para pedir conselhos e que vai formar uma coalisão invencível ao lado dos reis vizinhos. E o rei recebe a visita dos monarcas de Hebron, Jarmute, Laquis, Eglon e Gibeão. Ao mesmo tempo, Josué alerta que é preciso estar pronto para uma nova guerra. Por sua vez, Ula (Rafaela Mandelli) é tratada com carinho e delicadeza por Mireu (Eduardo Magalhães), na taberna de Lina (Naiumi Goldoni)).