Aruna (Thais Melchior) descobre que Quemuel (Raymundo de Souza) é seu pai, no capítulo desta quinta-feira (9), da novela "A Terra Prometida". A verdade vem à tona quando o líder tribal é ferido ao salva-la de ataque cananeu. O marido de Léia (Beth Goulart) não resiste ao ferimento e morre, desesperando Samara (Paloma Bernardi ), que será encontrada em caverna por Zaqueu (Ricky Tavares) e terá um enterro reservado atendendo a pedido da matriarca.
Ao se encontrar com o soldado de Jerusalém, a vilã diz que pode entregar a meia-irmã e o marido dela, Josué (Sidney Sampaio). A megera leva o oficial para sua tenda e mente para Aruna, dizendo que quer se desculpar com ela. Aruna acredita na mentira e é surpreendida pelo soldado. Após o ataque e ver que o pai está morto, Samara entra em desespero e passa a vagar pelo Gilgal apresentando sinais de loucura. Quem também se choca é Léia.
Josué e os demais guerreiros encontram o rei de Jerusalém e sua coalisão escondidos em uma caverna. Eles pedem para não serem mortos, mas acabam executados. Em outra ponta, Ruth (Louise Marrie) e Boã (Tatsu Carvalho) cuidam de Sama (Andrea Avancini). Raabe (Miriam Freeland) fica aliviada quando se reencontra com Salmon (Rafael Sardão). Após uma passagem de tempo de uma década, Iru (Guilherme Boury) e Jéssica (Maytê Piragibe) brincam o filho de oito anos. Já Josué e Aruna lamentam não ter tido filhos. Acsa (Marisol Ribeiro) continua triste na esperança de reencontrar Otniel (Leonardo Miggiorin). O hebreu segue trabalhando como escravo em uma plantação, forte, barbudo e queimado de sol.