Com uma mulher presidindo o júri, o Festival de Cannes de 2018 começa sua 71ª edição nesta terça-feira (8) e, por ser uma das maiores premiações de cinema, será marcado pela militância feminina. Enquanto os vestidos de gala ainda não desfilam pelo tapete vermelho do evento, o Purepeople selecionou os looks das últimas 10 vencedoras do prêmio de melhor atriz. Curto, longo, tomara que caia, com transparência... Apesar da variedade nas peças escolhidas por elas, apenas duas atrizes fugiram dos tons básicos, mas o grande destaque foi os detalhes prateados presentes nos looks.
Premiada pelo filme "Em Pedaços", a alemã apostou em um vestido longo preto da grife Jonathan Simkhai e sapatos Giuseppe Zanotti. Com uma pegada mais cigana, a peça chama atenção por ter uma manga bufante que termina como balonê, aposta da Semana de Moda de Paris desse ano, e os pés cobertos pela cauda do vestido. Além disso, a atriz complementou o look com anéis de brilhante prateado que combinavam com o colar, ambos da Chopard.
A atriz filipina, que conquistou o prêmio de melhor atriz pela representação em "Ma'Rosa", apostou no básico. Em um vestido preto curtinho com detalhes de pedras prateadas no busto, Jaclyn modernizou o look ao colocar um blazer de linho com nuances de dourado que tem o comprimento um pouco menor que a peça principal.
Nesse ano, o júri declarou empate e deu o prêmio para duas atrizes. Intérprete do filme "Meu Rei", Emmanuelle também não fugiu do básico ao desfilar no tapete vermelho vestindo uma peça longa preta. Com uma particularidade prateada em uma das alças, o look contava com uma fenda lateral e um coque alto polido. Rooney Mara, que ganhou pelo longa "Carol", não esteve presente na entrega do troféu, mas apareceu com um vestido longo no tom de vanilla com tonalidades brancas durante a mostra do filme no festival. O look contou com transparência e detalhes bordados na altura do joelho até à cauda.
Vencedora do prêmio pelo longa "Mapas para as Estrelas", a americana também não esteve presente na cerimônia que divulgava os ganhadores assim como Rooney. Na premiére do filme para o festival, Julianne apostou em uma peça da Chanel Couture longa repleta de franjas com o fundo brilhante, combinando com o bracelete prateado da Chopard. Nos pés, a atriz usou os clássicos sapatos de Christian Louboutin.
Com um vestido azul petróleo, a intérprete do filme "O Passado" foi uma das duas atrizes que optaram por um look que foge dos tons neutros. Conversando transparência com bordado, a argentina combinou o salto, o cinto fino e a clutch com a peça ao ter os acessórios da mesma cor que o vestido. Assim como as outras ganhadoras, Bérénice apostou nas particularidades brilhantes nos bordados e na bolsa.
Representando o filme "Beyond the Hills", algo como "Além das Montanhas" em tradução livre, as duas atrizes passaram de concorrentes para premiadas ao subirem juntas no palco para receber o troféu. Cosmina optou por uma peça longa tomara que caia com um laço na altura da cintura, ganhando destaque pela cor escolhida: marrom. Já Cristina, apostou em um longo vermelho com rosas estampas entre a coxa e o joelho, além de ter uma gola de babados com o mesmo desenho.
A eterna Mary Jane do "Homem-Aranha" subiu aos palcos do Festival de Cannes após conquistar o título de melhor atriz por "Melancolia". Com o busto prateado junto às particularidades vermelhas, a peça da Chanel Couture, usada por Kirsten, é feita com tule de seda e chega aos pés da atriz com tecidos desfiados. Com joias da Chanel Fine e Valentino nos pés, a americana optou pelo modelo tomara que caia assim como uma das premiadas em 2012.
Intérprete do filme "Cópia Fiel", a francesa apostou no branco ao desfilar com um vestido tomara que caia no tapete vermelho do evento. Sem muitos detalhes, Juliette deu um charme a mais para o look com um cinto cobre espelhado e uma joia no pescoço, que se assemelha a um felino.
(Por Fernanda Casagrande)