Você provavelmente deve se lembrar de Dona Candinha, mulher de Nerso da Capitinga (Pedro Bismark), do Zorra Total. No quadro humorístico - e bem machista! -, ela aparecia com sua nudez encoberta apenas por uma toalha ou por uma cerca. Mesmo com a misoginia da época, sua capacidade de fazer humor e simpatia contagiante não foram ofuscadas. Mas para além desse papel, a artista tem um nome e sobrenome: Luciana Coutinho.
Dona de um corpo esbelto - que estampou algumas capas da Playboy - e um sorriso ainda mais bonito, ela marcou a atração até 2012, quando saiu de vez do Zorra Total. Depois, fez algumas poucas participações na TV Globo como em Malhação (2014), mas atualmente, prefere mirar em outra área do campo artístico. Há 21 anos, ela mantém seu espaço cultural, o Sonho Cultural, em que realiza trabalho com jovens e ensina teatro, canto e música. Coutinho também está montando uma peça sobre o icônico Ziraldo!
Em entrevista ao jornal 'O Dia', a morena contou que nunca pensou em ser atriz. No entanto, a vida lhe surpreendeu com planos que foram acontecendo naturalmente. "Nunca pensei em ser atriz. Eu era muito tímida. Dava aulas, me tornei professora primária, fiz faculdade de educação física. Ser artista surgiu de forma natural. Talvez pela estética, eu era muito alta e comecei a ser chamada para desfilar, depois fiz vários comerciais, propagandas", contou.
"Aí, como eu já tinha uma intimidade com as câmeras, decidi buscar o teatro. Em 1984 comecei na escola Tablado e tive os melhores professores. Depois fiz Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e estou há 40 anos nessa profissão", complementou. Apaixonada pelo teatro, Luciana se orgulha de ter trabalhado com grandes nomes como Ary Fontoura: "Fiquei 10 anos em cartaz com ele, dois espetáculos. Trabalhei com Marília Pera também. Aprendi muito com eles".
"Eu era chamada para fazer campanhas como modelo, mas no fundo eu queria estar montando e ensaiando no teatro, que é a minha paixão. [...] Hoje estou dirigindo vários espetáculos", expressou ela. Questionada sobre ter vontade ou não de voltar para a televisão, a estrela foi sincera: "Como atriz estou fazendo ciclos de leituras. A TV é uma consequência disso tudo. Confesso que não estou batalhando muito por TV, mas claro que eu quero muito. Eu adoro a TV, séries, novelas".