Camila Queiroz é feminista declarada, porém, em conversa com o Purepeople, a atriz assume não ser militante. Depois de celebs levantarem a bandeira da sororidade no Dia da Mulher, a atriz de "Verão 90" culpa a falta de tempo em sua agenda corrida ao fato de não conseguir se dedicar de forma ativa ao movimento de luta pela equiparidade de gênero. "Não sou uma feminista ativista por não conseguir acompanhar as passeatas, mas estou junto de coração, dou a mão para quem precisa", afirma. Sofrendo cobrança excessiva do público para engravidar do marido, Klebber Toledo, a famosa garante que tenta ajudar outras mulheres como pode, aos poucos: "Faço a minha parte como mulher por acreditar que é um movimento extremamente necessário e urgente."
Mesmo não se considerando uma ativista do movimento, a atriz assume a importância do feminismo frente a sociedade. Depois de encarar a mudança de visual como sinônimo de liberdade, Camila Queiroz encara a necessidade do empoderamento como uma forma de assegurar o poder de fala das mulheres na sociedade: "Quanto mais a gente coloca os dedos na ferida, mais conseguimos abrir os olhos de todo mundo sobre isso e reeducar os homens. Ensinar os homens a nos respeitar como mulheres profissionais, principalmente. Saberem escutar nossa opinião sobre as coisas, nos respeitar mesmo, de todas as formas."
Com o número crescente de feminicíos, conforme Bruna Marquezine pontuou em publicação no Dia da Mulher ao reativar Instagram, Camila Queiroz também aborda sobre o tema e opina sobre o aumento dos casos, creditando ao empoderamento das mulheres e a não aceitação dos homens. "E parece que quanto mais a gente fala, talvez por isso estar tão em voga, vemos mais casos de feminicídios ou se já existia esse número absurdo e só agora resolveram mostrar. As mulheres estão cada vez mais fortes e colocando a boca mesmo e mostrando suas opiniões. Talvez alguns homens não estejam aceitando que elas estão criando asas", reflete a artista.
Intérprete da vilã Vanessa na novela das sete, a atriz está recebendo muitos julgamentos e críticas pelas atitudes maldosas de sua personagem, inclusive durante o Carnaval romântico ao lado do marido. "Já recebo ameaças. Vieram me criticar na Sapucaí pelas atitudes dela durante o julgamento. Uma mulher escreveu no meu Instagram que se visse a Vanessa na rua iria espancá-la e torci para que ela não encontrasse nem a Vanessa nem a Camila", brinca.
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Ana Clara Xavier)