Giovanna Ewbank, Gisele Bündchen, Juliana Paes e outras famosas publicaram fotos acompanhadas de textos no Instagram em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 08 de março. Assim como Marina Ruy Barbosa que iniciou o dia com uma publicação exaltando a importância da sororidade e Débora Nascimento,entaltecendo o empoderamento feminino em vídeo, algumas celebs relembraram a importância da data que, historicamente, repercute a luta feminista pela equiparidade de gênero. Ao invés de comemorar, Maria Casadevall, Cleo Pires, Tatá Werneck, Ana Furtado, Eliana, Luma Costa, Grazi Massafera, Letícia Colin e Giovanna Antonelli discursaram sobre o empoderamento e lugar de fala, a necessidade de condenar o feminicídio, além de pedirem igualdade e respeito. "Estamos reconstruindo esse mundo", afirmou Ewbank.
Depois de Claudia Leitte criticar a cobrança sobre a maternidade, Gio Ewbank compartilhou uma carta aberta à filha, Titi, na qual explica o que o Dia da Mulher significa para ela. "Filha, hoje é o nosso dia. Não é dia de festa ou de presentes, mas uma data em que lutamos e celebramos ser quem somos. Mesmo tão pequena, você já deve ter percebido o gigantesco poder que carrega. Nós temos essa incrível capacidade de nos reinventar, superar e vencer as adversidades. Filha, você pode TUDO! (...) Somos capazes do impossível e pelo amor venceremos. Sempre! Nós e todas aquelas que hoje lutam o 8 de março e os outros 364 dias do ano", escreveu a mulher de Bruno Gagliasso.
Mais sororidade impossível! Gisele Bündchen compartilhou uma foto ao lado de sua mãe e suas cinco irmãs exaltando a importância de cada uma. "Somos todas tão diferentes, mas nos complementamos e ajudamos umas às outras a crescer!", afirmou a über model. Ao mesmo tempo, Cleo Pires, que é uma das celebs que dá aula de aceitação, também homenageou familiares: "Quero agradecer às mulheres da minha vida", afirmou. A atriz também falou sobre sororidade, privilégios e minorias. A atriz Luma Costa também se declarou: "Eu queria homenagear a mulher que me deu a vida".
Feminista assumida, Maria Casadevall postou uma foto criticando o feminicídio, o assédio e a legalização do porte de armas. Além disso, publicou um poema sobre a vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018. "Marielle, desculpa pelo que o mundo fez com você e muito obrigada pelo que você fez por ele", escreveu. Enquanto isso, Tatá Werneck agradeceu a cada mulher que batalhou para expandir o lugar de fala das outras. "Obrigada mulheres que lutaram pelos direitos que hoje usufruímos. Pelas mulheres que foram queimadas. Humilhadas. Sinto muito. Muito. (...)", afirmou a humorista. Endossando esta ideia, Ana Furtado e Letícia Colin apresentaram dados em suas publicações nas quais pontuavam número de vítimas de feminicídio. Ju Paes também chamou atenção para a segurança feminina. "A Iluminação pública e serviços de atenção às mulheres tornam as cidades mais seguras e reduzem as chances de violência machista", declarou.
A gente já te provou que você é quem faz o seu estilo e Antonelli repercutiu essa ideia ao valorizar a beleza de cada mulher em uma campanha de marca de maquiagem. "Hoje é dia de fechar os olhos, olhar pra dentro de você e se orgulhar da mulher incrível que você é", escreveu nas redes sociais. Ao mesmo tempo, Eliana também trouxe palavras de incentivo e força. "Não deixe que ninguém tire sua força, fé e garra", garantiu. Grazi também exaltou o feminino em campanha: "Feliz dia pra todas nós! Em especial a todas que fazem parte da minha vida".
(Por Ana Clara Xavier)