Rolou nesta segunda-feira (26 de agosto de 2019), nos Estados Unidos, o Video Music Awards, carinhosamente chamado de VMAs, a premiação é promovida pela MTV americana para laurear os melhores do ano no mundo da música. Por aqui, no entanto, a gente quer saber mais é das tendências do tapete vermelho. O VMAs é um evento de saudação à cultura pop e, por isso mesmo, os looks dos convidados costumam ser mais fashion e divertidos e menos glamorosos (com algumas exceções). Os anos "de ouro" da MTV fazem parte das décadas de 90 e 2000, época em que os looks mais icônicos (e às vezes polêmicos) da premiação foram as escolhas de algumas convidadas (já listamos alguns deles por aqui). E é por isso que, nos dias de hoje, as musas da música costumam ter essas décadas como referências na hora de vestir.
Quem não se lembra, por exemplo, do vestido todo feito em carne (de verdade!), de Lady Gaga? Ela usou este look no VMAs de 2010. Já Brtiney Spears é figurinha carimbada do evento e já "causou" com alguns de seus looks, como quando vestiu uma produção em total jeans, combinando com o então namorado Justin Timberlake. Foi nesta mesma edição, em 2001, que a cantora de "Baby One More Time" usou uma serpente de verdade como parte do seu figurino de performance. Pois em 2019 a cobra foi "homenageada" não apenas em um, mas em dois looks das convidadas no tapete vermelho. A influencer Tana Mongeau e a cantora H.E.R usaram, cada uma a sua versão, do réptil (fake!) como acessório. já a cantora Taylor Swift escolheu uma produção que foi considerada política. É que o blazer oversized Versace escolhido por Taylor é estampado com o "safety pin" (alfinete de segurança, em português), um dos símbolos da oposição ao governo Trump.
Mas se o tema são os anos 90 e 2000, as referências fashion captadas não param por aí. Quem viveu a década deve se lembrar da febre das calças de alfaiataria feitas em tecidos com leve brilho, como o cetim (trend confirmada nas passarelas) e o xantungue (denunciando idades!!!). A peça está de novo em alta, especialmente quando combinada com o corset tomara que caia (outra febre dos 2000) e apareceu em looks de Gigi Hadid, Bebe Rexha e Winnie Harlow. Outro tem-que-ter daquela época, a calça jeans reta, está de volta às tendências nos dias de hoje e fez parte dos looks de after party da cantora Halsey e da top model Bella Hadid (amante, aliás, da estética desta década). Se você quer ver as tendências usadas pelas famosas no tapete vermelho do VMAs, confira tudo na nossa galeria e se inspire nos looks que têm mais a ver com seu estilo!
(por Deborah Couto)