O Video Music Awards 2018 (premiação anual dos melhores da música segundo a MTV) acontece nesta segunda-feira (20 de agosto de 2018) e completa, este ano, 34 anos. O prêmio, criado pelo canal de TV para se colocar como uma alternativa aos Grammy Awards, costuma ter uma pegada mais leve e descontraída, fazendo com que as celebs escolham looks mais divertidos. Em mais de 30 anos de história, algumas pérolas já passaram pelo tapete rosa do evento – especialmente quando se trata das musas (e musos) do pop e looks inesquecíveis foram expostos ali.
Um dos casais mais icônicos da cultura pop, Britney Spears e Justin Timberlake (quem se lembra?) não fazia feio também quando o assunto era o look. Até os dias de hoje o visual – todo em jeans com diferentes lavagens -- escolhido para a festa de 2001 é lembrado como influencia na moda. Já em 2014, a diva Katy Perry e o rapper Riff Raff homenagearam o look parzinho de jarro usando um visual bem parecido.
No primeiro ano de VMA, Madonna (que completou 60 anos na semana passada), na época uma revelação do pop, escolheu um look de noiva para fazer a performance de Like a Virgin. O corset sexy, as luvas, as pérolas (e o cinto escrito Boytoy) vestiram, em 2003, Britney Spears, diva pop da geração seguinte. Foi nesse ano que Britney e Madonna (usando um look masculino, de smoking e cartola) fizeram juntas uma performance (da qual Christina Aguilera também participou) e se beijaram no palco.
Em geral, as divas pop têm uma tendência a gostarem de "causar" nos palcos e fora deles, e uma das mais conhecidas por esse tipo de performance é Lady Gaga . A cantora, no entanto, se superou em 2010, quando usou um look inteiro feito de carne (carne mesmo!) crua. No mesmo ano a diva das divas, Cher, que inspira looks de palco até hoje, escolheu um visual que homenageava seus tempos áureos (os anos 70) com macacão transparente e jaqueta de couro. O look, que levava a assinatura do de Bob Mackie (designer responsável pelos visuais mais icônicos da cantora), chamou a atenção por estar impecável em uma Cher de 64 anos!
(por Deborah Couto)