A gente tem falado por aqui sobre como a calça jeans reta -- um hit dos anos 90, década que está de volta à moda -- está voltando aos holofotes fashion. É que a peça permaneceu durante muitos anos ofuscada pelo modelo skinny e acabou caindo no ostracismo fashion. O jeans reto, no entanto, é clássico e forma a base perfeita para todo e qualquer complemento. Além disso, ele é mais amigo do corpo feminino, de forma democrática, valorizando a todas as silhuetas. Descubra as vantagens de apostar na calça jeans reta, no lugar da skinny, e se inspire nos 10 looks da nossa galeria.
Apesar de básico, o jeans skinny é totalmente justo e, por isso mesmo, acaba por marcar todas as formas do corpo. Já o jeans reto não. Ele delineia quadris (e bumbum!), mas como não tem aquela modelagem supercolada ao corpo, acaba por deixar tudo "no lugar". Por isso, a calça reta é, também, a melhor amiga das mulheres de quadris largos. Já que a modelagem "desce" reta ao longo das pernas, a silhueta acaba ficando mais equilibrada assim. Outra vantagem do jeans de corte reto é um fato de ele também equilibrar partes de cima mais volumosas ou extravagantes, como o top de mangas bufantes (uma tendência desta temporada) e o casaco de pelos, por exemplo.
Seu ambiente de trabalho não é tão formal? Então você pode usar o jeans para trabalhar! A modelagem reta, no entanto, é a que melhor funciona. Ela é a mais clássica de todas e, portanto, naturalmente, mais elegante que o mom jeans ou a skinny, além de fazer as vezes de uma calça de alfaiataria. Isso significa que você pode combinar a peça com blazer, por exemplo, e ficas chique sem muito esforço. Além disso, se usada com salto alto, a calça reta alonga a silhueta (funciona bem para baixinhas).
Apesar de ter passado muitos anos longe da passarela, o jeans reto é daqueles clássicos que nunca saem de moda. Agora ele faz, novamente, parte das tendências fashion, mas ainda que não fizer, não faz feio jamais. É que além de ser um clássico, a calça jeans reta também funciona para todas as idades e é a mais versátil de todas em relação às ocasiões. Assim, você pode usá-la para o dia a dia, mas também pode adicionar complementos mais sofisticados ou extravagantes para ir a um jantar ou um evento de moda, por exemplo. Básica, ela exige apenas um pouco de criatividade na hora de montar o look!
(por Deborah Couto)