A rainha Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro e será sepultada ao lado do pai, o rei George 6º, da rainha-mãe, da irmã Margaret e do marido, o príncipe Philip, em uma capela no Castelo de Windsor nesta segunda-feira (19). Algo que vem causando curiosidade é o caixão da monarca mais longeva da História do Reino Unido. Entenda a seguir:
O corpo de rainha Elizabeth II conseguiu suportar dias de cerimônias e transporte graças à forma a qual seu caixão foi feito. De acordo com o "The Times", a peça foi feita de carvalho inglês e forrada com chumbo, permitindo um fechamento hermético. Segundo especialistas, a combinação de materiais ajudam a desacelerar a decomposição por até 1 ano.
O caixão da rainha Elizabeth II foi encomendado há 30 anos. Desenvolvido por Henry Smith, ele será colocado em uma câmara e não enterrado. As alças de latão estão desenhadas especificamente para caixões reais, assim como a tampa. "Não é algo que pode ser feito em um dia", afirmou Andrew Leverton ao jornal britânico.
O caixão da rainha Elizabeth II é como o do marido, príncipe Philip, morto em abril de 2021. Responsável pelo funeral, a empresa londrina explicou ao "The Times" há quatro anos que não sabia quando nem quem produziu os dois caixões, entregues em 1991, quando começaram a trabalhar para a família real.
O estandarte real, emblema da monarquia que tradicionalmente era erguido sobre Buckingham, Sandrigham ou Windsor quando Elizabeth II estava presente, cobre o caixão da rainha. Também foram colocadas o cetro e o orbe, um globo terrestre com uma cruz que simboliza o mundo cristão em cima.
Colocada sobre o caixão da rainha Elizabeth II, a Coroa do Estado Imperial do Reino Unido, usada para ocasiões de Estado, tem quase 3 mil pedras preciosas – incluindo 2.868 diamantes, 273 pérolas, 17 safiras, 11 esmeraldas e cinco rubis –, e pesa 1,06 quilo.
O acessório está ao lado da Orbe do Soberano, uma esfera de ouro cravejada de esmeraldas, safiras, rubis, pérolas e uma ametista, e pelo Cetro da Cruz. As joias serão retiradas ao fim da cerimônia. Caberá ao joalheiro real retirá-las, marcando o fim do reinado de Elizabeth II.
Outra curiosidade sobre o funeral de Elizabeth II é que o público não poderá ver o rosto da rainha, já que o caixão ficará fechado e coberto com a bandeira e insígnias reais.