As laces são uma forma de incrementar o cabelo de modo prático e se tornaram queridinhas de diferentes celebs: neste ano, Brunna Gonçalves tornou esse acessório um dos assuntos de beleza mais procurados na web e, nesta segunda-feira (21) decidiu retomar seu visual cacheado natural no "BBB 22".
Quer se inspirar na dançarina e participante do reality show e também dar adeus às laces? O Purepeople conversou com um time de especialistas para saber quais são os cuidados necessários: o hair designer Sydney Salles, que confecciona algumas das laces de Brunna, e as dermatologistas Dra. Priscila Câmara de Camargo, da Clínica Camargo, e Dra. Luiza Lopes.
Ao tirar sua lace, a artista explicou que estava há cerca de um mês sem lavar o cabelo: essa decisão, no entanto, não é aprovada por experts. "Recomendo que entre 7 a 15 dias seja feita a higienização do cabelo e couro cabeludo, além disso, é necessário deixar o couro cabeludo respirar. Após todo o processo de higienização pode colocar a lace de volta sem problema algum", explica Sydney.
Do ponto de vista dermatológico, esse prazo é ainda menor. "O máximo que pode ficar sem lavar o cabelo, para que o couro cabeludo e os fios fiquem saudáveis é de até dois dias, sendo que o recomendado é lavar em dias alternados", explica Dra. Priscila.
Outro ponto a ser considerado é a tendência ou não à oleosidade. "Fios secos podem ser lavados de 1 a 2 vezes na semana, já quem tem fico oleosos precisam ser higienizados em menor tempo", indica Dra. Luiza.
Para as adeptas da lace, a higienização do couro cabeludo e a secagem correta dos fios são os cuidados mais importantes. "Prender o cabelo com cuidado e respeitar o tempo de uso da lace também é primordial. Isso evita a quebra dos fios. Após retirar, é importante lavar corretamente o cabelo e focar num cronograma capilar, para deixar os fios fortes e saudáveis", aponta a dermologista Priscila.
"Não é diferente dos cuidados básicos que nós já temos de costume, é necessário lavar bem o cabelo, secar bem, hidratar. Caso não venha ser feito os cuidados básicos com o couro cabeludo podem aparecer enfermidades capilares", completa o hair designer.
A médica Luiza também explica a importância de ter os cosméticos indicados para a remoção. "Normalmente, tem um removedor próprio. Depois que tira, é preciso cuidar bem e os fios ficarem com bastante força e não quebrarem", sinaliza.
Depois de tirar a lace, é necessário um shampoo que faça um detox na região. "Para a higienização do couro cabeludo, é necessário ter sempre um produto um pouco ácido para limpeza profunda do couro cabeludo. Já das laces é de suma importância usar produtos bons e de qualidade para higienização da mesma", pontua Sydney Salles.
"Para lavar a lace, precisamos usar um shampoo e condicionador sem sal. O ideal é desembaraçar com os dedos, em movimentos leves e suaves. O condicionador deve ser aplicado só nas pontas e a lavagem não pode ser feita em imersão. Não pode mergulhar ela", detalha dra. Luiza.